1° Lugar - Casa para a Integração Familiar / Esteban Martínez Opazo

1° Lugar - Casa para a Integração Familiar / Esteban Martínez Opazo

 

Na semana passada foi exposto na Casa Piedra em Santiago do Chile os resultados do Concurso CTI “Projetando uma Casa para a Integração Familiar”, desenvolvido pela empresa Electrolux. Foram premiados participantes em duas categorias (Arquitetos Jovens e Estudantes de Arquitetura). Na continuação do texto, apresentamos o projeto vencedor da categoria estudantes, a proposta de Esteban Martinez Opazo.

Cortesia de Esteban Martínez Opazo

O projeto consiste na realização de uma habitação onde o tema principal é a integração da família, que faz relevante a localização da cozinha. Projeta-se a residência em um lago da zona centro sul do Chile. E delimita-se com o volume programático um interior rodeado por todos, e é neste espaço central que está a cozinha, comunicando-se com tudo que a rodeia.

Cortesia de Esteban Martínez Opazo

Valendo-se de um conceito primitivo de que a família reunia-se em torno do fogo, que era necessário para se cozinhar os alimentos, neste caso, usa-se esse hábito como ponto central da cozinha, e assim se reúne a família.

Cortesia de Esteban Martínez Opazo

A face exterior do projeto é fechada com linhas visuais do entorno, com a intenção de conter esse espaço central, com exceção da fachada interior que fica permeável e aberta à luz. Considerou-se a projeção do programa interior da cozinha, sala de estar e sala de jantar, na direção norte-sul, como também, se pensou em seus limites deslizáveis, a fim de se conseguir, em certas ocasiões, um grande espaço de reunião familiar.

Cortesia de Esteban Martínez Opazo

A materialidade do projeto é madeira, conversando com o cais, e também por ser um material aconchegante, que chama e recebe a reunião familiar.

 

 

 

 

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Esteban Martínez Opazo
  • Ano: 2012
  • Tipo de projeto: projetos do mismo tipo">Habitação de interesse social
  • Operação projetual:projetos na misma operacao">Projeto
  • Status:projetos no status">Concurso
  • Materialidade: Madeira
  • Estrutura: Concreto e Madeira
  • Localização: Santiago, Chile
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetura: Esteban Martínez Opazo

Text Message Html

Cita: Marina de Holanda. "1° Lugar - Casa para a Integração Familiar / Esteban Martínez Opazo" 07 Jul 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-58278/1-graus-lugar-casa-para-a-integracao-familiar-esteban-martinez-opazo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.