O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. 3 casas-estábulos / ODOS architects

3 casas-estábulos / ODOS architects

3 casas-estábulos / ODOS architects
3 casas-estábulos / ODOS architects, Cortesia ODOS architects
Cortesia ODOS architects

O terreno para as três casas-estábulos está localizado em uma viela industrial em Dublin 8, que anteriormente era desprovida de caráter residencial. Esta configuração industrial foi fundamental para definir a linguagem arquitetônica das moradias.

Do lado de fora, as três casas parecem como algo robusto, misterioso, uma massa impenetrável. A seção em balanço é uma composição de placas metálicas industriais revestidas com pó dispostas em uma estrutura metálica.

Cortesia ODOS architects

Este arranjo como placas foi colocado em diversas larguras para criar um ritmo na fachada da rua e, periodicamente, duplicando a profundidade, criando um efeito moiré ou um padrão de interferência. À noite, a fachada da frente ganha vida; sua transparência é percebida conforme cada unidade se ilumina por dentro. As folhagens e as coberturas de árvores transparecem sobre a pele da frente, sugerindo o que está além dela. E somente quando se passa sob a parte da frente em balanço por meio do pedestal metálico por onde o centro da casa é exposto.

Cortesia ODOS architects

O interior de cada habitação é uma experiência de cor, luz e sombra. A coloração e o detalhamento das superfícies combinam com os resultados estratégicos do sistema de iluminação em uma série de espaços internos que não podem ser diretamente associados a uma arquitetura doméstica. Isto inicialmente intriga o visitante, mas depois faz com que ele questione o status quo – nossos clientes e nós mesmos como arquitetos vemos isto como uma experiência interessante. A planta de cada unidade de três quartos é concebida como um padrão flexível ou uma trama de espaços construídos e não construídos costurados por uma circulação central que conecta o nível da acomodação (sete placas no total).

Cortesia ODOS architects

Estes espaços não construídos ou entrelaçados se tornam uma série de ambientes externos (em alguns casos, ambientes verticais), que aportam a experiência da paisagem e da folhagem para dentro do centro de cada unidade e estimulam um forte diálogo espacial entre as áreas opostas. Estes jardins secretos variam na orientação e garantem que cada ambiente possua iluminação e ventilação natural enquanto desenvolve uma relação cuidadosamente controlada entre o interior e o exterior. Eles ainda abrigam uma série de plantas, garantindo um ambiente florescido e perfumado durante todo o ano.

Cortesia ODOS architects

À noite, a estratégia de iluminação destes ambientes externos proporciona um cenário iluminado para os espaços internos, promovendo uma variedade de visuais conforme se passeia pela habitação. Esta divisão ou mudança de níveis possibilita conexões entre as plataformas e rápido passeio dentro de cada casa. Proporciona ainda visuais entre as plataformas, permitindo um aspecto duplo à maioria dos espaços de cada habitação. Isto é particularmente notado conforme a luz do sol se move ao longo do dia e cada espaço recebe iluminação indireta dos ambientes externos.

Planta térreo

A palheta de materiais em cada habitação, enquanto se mantém a um mínimo, oferece contrastes abundantes. O piso em concreto polido contrasta com o veludo colorido das cortinas e os voiles. A madeira escura manchada dos pátios contrasta com o verde das folhagens. As persianas em madeira internas e externas criam visuais obscuras em contraste às visuais não obstruídas proporcionadas pelos panos de vidro.

Cortesia ODOS architects

As paredes sólidas contrastam com as balaustradas abertas e as paredes espelhadas, interna e externamente, criando reflexos e sombras. Elementos sustentáveis, como o sistema de coleta de água e um boiler conectado a uma bomba de calor, foram incorporados ao projeto de cada habitação para maximizar o uso de energia renovável.

Cortesia ODOS architects

Todos os pátios externos drenam a água para este sistema de coleta localizado abaixo do pátio mais alto para o fundo de cada habitação. Esta água é usada para sistemas de irrigação de plantas e fornecimento de água para banheiros e máquinas de lavar.

Corte 02

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:ODOS architects
  • Ano: 2010
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Status:Construído
  • Materialidade: Metal
  • Estrutura: Metal
  • Localização: Dublin, Irlanda
  • Implantação no terreno: Adossado às 2 divisas

Equipe:

  1. Engenharia: Cora

 

  1. Área interna: 190m² (por unidade habitacional)

Sobre este escritório
ODOS architects
Escritório
Cita: Fernanda Britto. "3 casas-estábulos / ODOS architects" 29 Jun 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/56771/3-casas-estabulos-odos-architects> ISSN 0719-8906