O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Vila da Mata Residencial / Atelier O’Reilly Architecture & Partners Sustainable Strategies

Vila da Mata Residencial / Atelier O’Reilly Architecture & Partners Sustainable Strategies

Vila da Mata Residencial / Atelier O’Reilly Architecture & Partners Sustainable Strategies
Vila da Mata Residencial / Atelier O’Reilly Architecture & Partners  Sustainable Strategies, © Mila Maluhy
© Mila Maluhy

© Ricardo Teles

As estratégias ambientais, sócio culturais e econômicas adotadas que se apresentam a seguir estabelecem diretrizes que garantirão a sustentabilidade do projeto de urbanização e edificação do loteamento Vila da Mata Residencial.

© Eduardo Barcellos

Desde o ponto de vista ambiental, o Master Plan do loteamento é a ferramenta estruturadora da incorporação dos critérios de sustentabilidade, já que é nesta fase que serão determinados e definidos o valor e a ocupação dos espaços naturais locais dando subsídios para as etapas que virão nas fases posteriores.

© Eduardo Barcellos

A análise sustentável do loteamento, desde uma perspectiva global, permite detectar certas sinergias que utilizadas corretamente podem otimizar recursos e minimizar o impacto ambiental do conjunto e prover uma melhor qualidade de vida para seu público. Neste sentido, cabe assinalar que no conceito determinado para o Vila da Mata Residencial encontramos dez tipos de espaços que devem interagir: as infra-estruturas, loteamento, condomínios, espaços públicos e privados, zona comercial, empreendimento âncora – Hotel Villa Rossa, áreas de preservação, âmbito sócio/cultural e entorno que irão se incorporar ao bairro Vila Darcy Penteado. A cada uma delas serão atribuídos requisitos e sinergias diferentes.

Análise Bioclimática 1

Critério fundamental: Minimizar o impacto negativo +  Maximizar o impacto positivo

O terreno do empreendimento localiza-se numa zona com ecossistemas singulares, por isso é importante que qualquer intervenção nesta área mantenha e conserve os elementos estruturadores, como a reserva da Mata da Câmara, potenciando suas particulares, características, sua biodiversidade e favorecendo a conexão entre os dois espaços, golf – mata, além de reestabelecer a interconexão com o entorno, aproximando os diversos atores locais, hotel Villa Rossa, Capela Santo Antonio, Mata da Câmara e a cidade de São Roque.

Análise Bioclimática 2

O fundamento do projeto urbanístico se resume em dar ao carro o seu espaço devido, o de apenas locomover e valorizar os espaços de uso comum pelo publico local, favorecendo a relação social, encontro entre pessoas e convívio com o verde, em espaços projetados para provocar esta interação.

Croquis 2

Cabe destacar o elevado valor de formação e difusão do empreendimento, bem como o fato de potencialmente, atuar como referência no posterior desenvolvimento de nossas cidades e meios. Neste sentido, é muito importante que se incorporem espaços arquitetônicos mais respeitosos com o meio ambiente.

Croquis 1

Localização

Localizada na Serra da Taxaquara, a 1.100 m de altitude, na Vila Darcy Penteado, a Vila da Mata está a apenas 50 minutos de São Paulo, por duas vias de acesso: Raposo Tavares e Castelo Branco.

© Eduardo Barcellos

A partir da Marginal Pinheiros, Vila da Mata está a apenas 55 km pela Castelo Branco ou a 45 km pela Raposo Tavares. E a 5 minutos de todas as facilidades do centro de São Roque-SP.

Quadro Implantação

 

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquitetura: Atelier O’Reilly Architecture & Partners  Sustainable Strategies - Patrícia O’Reilly e Armando Prieto.
  2. Colaboradores: Atelier O’Reilly - Arqta.Patrícia Guzzoni, Arqto. Edson Fernandes, Arqto. Jean Dallazem, Arqto.Paula Miyahara.

Informação Complementar:

  1. Paisagismo: Arqto. Marcelo Faisal
  2. Detalhamento em Sustentabilidade: Arqto. Randall Thompson
  1. Texto cortesia:  Atelier O’Reilly Architecture & Partners  Sustainable Strategies

Sobre este escritório
Atelier O’Reilly Architecture & Partners Sustainable Strategies
Escritório
Cita: Joanna Helm. "Vila da Mata Residencial / Atelier O’Reilly Architecture & Partners Sustainable Strategies" 25 Jun 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/55731/vila-da-mata-residencial-atelier-oreilly-architecture-e-partners-sustainable-strategies> ISSN 0719-8906