O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. Favela Exchange - Abertura Exposição ETH Zürich / Rio de Janeiro - RJ

Favela Exchange - Abertura Exposição ETH Zürich / Rio de Janeiro - RJ

  • 20:00 - 24 Junho, 2012
Favela Exchange - Abertura Exposição ETH Zürich / Rio de Janeiro - RJ
Favela Exchange - Abertura Exposição ETH Zürich / Rio de Janeiro - RJ, Divulgação
Divulgação

As favelas do Rio de Janeiro representam a natureza dual de transformação das condições urbanas contemporâneas. Mudando a perspectiva de um ambiente urbano marginalizado, excluído, para um importante fator de coesão social e crescimento econômico, a favela tem o potencial de ser considerada como o novo paradigma para um futuro urbano sustentável. Alta densidade populacional, ruas movimentadas, atividades micro-empreendedoras e funções multiuso são características exemplares das cidades informais que podem ser incorporadas às abordagens de planejamento governamental.Quais são as lições dos estudos de caso brasileiro?

Ao invés de impor uma visão estrangeira ao território tão específico da cidade brasileira, a iniciativa da ETH conta com a colaboração de instituições e agências no Brasil, usando o contexto brasileiro como um território-teste e um laboratório urbano de modelos sustentáveis para a cidade do amanhã.

A ETH iniciou uma investigação sobre o potencial transformador dos ambientes informais em vários níveis. A pesquisa conduzida pelo Prof. Christian Kerez é voltada para a morfologia das favelas, desvendando a manifestação espacial das ocupações informais. Sob o titulo Mobilize Brazil os cursos de mestrado e bacharelado lecionados pelos professores Hubert Klumpner e Alfredo Brillembourg investigam o sistema integrado de mobilidade favorecendo novas propostas com uma visão inclusiva da cidade. Sob a direção de Rainer Hehl o programa de Mestrado de Estudos Avançados em Desenho Urbano (MAS Urban Design) selecionou o Brasil como alvo principal desde 2010.

Soluções para uma cidade mais sustentável / MAS Urban Design, Professores Rainer Hehl e Something Fantastic

Em seus estudos recentes o programa MAS UD está estudando a Cidade de Deus, onde assentamentos formais de habitação popular transformaram-se informalmente em estruturas urbanas densificadas, formando um novo sub-centro urbano. A Profa. Annette Spiro com Udo Thoenissen se dedica a estabelecer um programa de intercâmbio oficial entre a Faculdade de Arquitetura de São Paulo (FAU-USP) e o Departamento de Arquitetura do Instituto Federal Suíço de Tecnologia Zurique (D-ARCH ETH Zürich).

Na ocasião haverá painel com os seguintes convidados:

Prof. Hubert Klumpner, ETH Zürich
Prof. Rainer Hehl, ETH Zürich
Theresa Williamson, ONG Comunidades Catalisadores
Washington Fajardo, Subsecretário de Patrimônio,
Pedro Rivera, Diretor do Studio-X Rio

O evento acontece nesta terça-feira dia 26 de junho de 2012 às 18:30hs, no Studio X Rio - Praça Tiradentes, 48 – Rio de Janeiro- RJ

Haverá tradução simultânea 

A exposição fica em cartaz até 07 de Julho

Cita: "Favela Exchange - Abertura Exposição ETH Zürich / Rio de Janeiro - RJ" 24 Jun 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/55691/favela-exchange-abertura-exposicao-eth-zurich-rio-de-janeiro-rj> ISSN 0719-8906