O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. “Su-bidón”: Menção no Concurso de Arquitetura Social Fundação Konecta

“Su-bidón”: Menção no Concurso de Arquitetura Social Fundação Konecta

“Su-bidón”: Menção no Concurso de Arquitetura Social Fundação Konecta
“Su-bidón”: Menção no Concurso de Arquitetura Social Fundação Konecta, Cortesia Fundação Konecta
Cortesia Fundação Konecta

A Fundação Konecta organizou o Concurso de ideias de Arquitetura Social e recentemente divulgou os resultados. Na continuação, apresentamos o projeto “Su-Bidón” do estudioMatongué, que obteve uma menção. O projeto trata o problema da acumulação de lixos: a sociedade não sabe mais onde acumular seus desperdícios e isto gera um problema que o projeto pretende ajudar a diminuir.

Cortesia Fundação Konecta

Trata-se somente de imitar a natureza, onde nada é desperdiçado. Esta ideia é a que gera o refúgio; um organismo autônomo e vivo. E por que é um refúgio? Zygmunt Bauman, na sua obra Wasted Lives, explica que a atual crise da modernidade se reflete de duas maneiras: por um lado a contaminação e geração de resíduos; e por outro, a emigração. Questionando-se o que possuem em comum, pode se observar que tanto os movimentos migratórios, como a gestão de lixos, são baseados na busca de um lugar. Assim, pretende-se criar um espaço para quem carece dele. Seja por um desastre natural, político, despejo…

Cortesia Fundação Konecta

O módulo é totalmente autossuficiente, aproveita as possibilidades que oferece um bidón (tanque cilíndrico) de água. A participação deste tanque, mantendo o recipiente na parte superior, permite utilizar a água em processos energéticos. O sistema principal de geração consiste em deixá-la cair, movendo as hélices do moinho. Ao transformar a energia mecânica em elétrica, é perdido até 40% de sua produção. A fim de evitar isto são dispostos dois mecanismos, um de funcionamento mecânico direto e outro de funcionamento indireto elétrico, controlados por duas alavancas ligadas a diferentes eixos.

Cortesia Fundação Konecta

Fonte: accésit

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:estudioMatongué
  • Ano: 2012
  • Tipo de projeto: projetos do mismo tipo">Infraestrutura
  • Operação projetual:projetos na misma operacao">Projeto
  • Status:projetos no status">Concurso
  • Materialidade: Plástico
  • Estrutura: Otro

Equipe:

  1. Arquitetura: estudioMatongué (Marta Piqueras Zaragoza, María Iglesias Camón)


Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "“Su-bidón”: Menção no Concurso de Arquitetura Social Fundação Konecta" 22 Jun 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/55379/su-bidon-mencao-no-concurso-de-arquitetura-social-fundacao-konecta> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.