O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. 1° Lugar: Centro da Cidade de Klaksvík / Henning Larsen Architects

1° Lugar: Centro da Cidade de Klaksvík / Henning Larsen Architects

1° Lugar: Centro da Cidade de Klaksvík / Henning Larsen Architects
1° Lugar: Centro da Cidade de Klaksvík / Henning Larsen Architects, © Wesam Asali
© Wesam Asali

 

O escritório Henning Larsen Architects ganhou a competição que contava com 154 inscrições para desenvolver uma área de 150.000m² em Klaksvík, a segunda maior cidade nas Ilhas Faroé, que fica no território pertencente a maior ilha do Norte, Borðoy.  A cidade se estende sobre dois cumes de montanhas, conectadas pela baixa altitude que permite a união de duas entradas. Tal localização faz com que a cidade seja particularmente exposta ao vento; dessa forma, o conforto climático é um fator importante no desenvolvimento da cidade.

© Wesam Asali

O novo centro da cidade de Klaksvík será estabelecido no ponto onde essas duas entradas acontecem. O plano de desenvolvimento urbano incorpora e fortalece as qualidades existentes da cidade, criando um centro onde uma praça providencia sustentação para diversas atividades, fazendo uma conexão natural com o mar, no papel de coração da cidade.

Vistas

Nesse contexto, o projeto toma uma aproximação histórica e urbana reestabelecendo o centro da cidade com um confortável microclima que envolve volumes deslocados de edifícios, quebrando os ventos dominantes sudeste e noroeste e providenciando novas zonas de abrigo climático na cidade.

Etapas

O espaço urbano projetado é baseado em uma estrutura em forma de estrela onde o centro é constituído pela praça. A forma pontuda garante que certo enraizamento com a cidade existente e também traz para dentro da nova praça espaços do entorno como canais, praias e áreas verdes.

Estrutura em formato de estrela

Dentro disso, existe um sistema de caminhos que conectam três distritos sobre três diferentes temáticas: uma área verde e recreacional, um desenvolvimento urbano com a praça unificadora e central, contendo lojas, cafés, livrarias, setores públicos, residências, etc. e um distrito marítimo com uma casa cultural, um museu marítimo, cafés, lojas, residências, etc.

Planta

Sustentabilidade

A proposta para o novo centro é baseada em simulações de condições climáticas locais, enfatizando o vento como peça principal. Assim, para garantir o conforto em relação ao ele, dependeram de uma gama de elementos, como as condições do clima natural da área, de edifícios específicos e dos espaços urbanos, incorporando medidas de alguns locais e a própria experiência do lugar como parte do projeto.

© Wesam Asali

A localização de Klaksvík entre as montanhas faz com que os ventos chuvosos vindos do sul ocorram com mais frequência do que os ventos frios do norte. Devido aos dois cumes de montanhas, situados opostos um para o outro (sudeste contra noroeste), o centro da cidade é particularmente exposto a essas duas direções.

O recurso de deslocar os volumes dos edifícios para criar uma barreira contra o vento contínuo é uma aproximação que se aproveita de características locais para realizar o planejamento urbano, estratégia muito utilizada até a metade do século passado.

 

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquitetos: Henning Larsen Architects
  2. Equipe de Projeto: Ósbjørn Jacobsen (coordenador de design arquitetônico), Anna Sundstedt e Maine Godderidge

Informação Complementar:

  1. Conceito de Sustentabilidade: Signe Kongebro, Jakob Strømann-Andersen e Kalle Park
  1. Cliente: Prefeitura de Klaksvík

Sobre este autor
Cita: Camila Bortoluzzi. "1° Lugar: Centro da Cidade de Klaksvík / Henning Larsen Architects" 19 Jun 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/54939/1-graus-lugar-centro-da-cidade-de-klaksvik-henning-larsen-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.