O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Centro de Arte Botín / Renzo Piano

Centro de Arte Botín / Renzo Piano

Centro de Arte Botín / Renzo Piano
Centro de Arte Botín  / Renzo Piano, Botín Center. © Renzo Piano
Botín Center. © Renzo Piano

Enquanto a atenção geral está focada no edifício mais alto da Europa, a Shard London Bridge, Renzo Piano se prepara para seu primeiro grande projeto na Espanha. A Fundação Botín, a maior na Espanha, investirá mais de 150 milhões de dólares para a construção do novo Centro de Arte Botín, que se tornará uma referência mundial em cultura e educação para o desenvolvimento da criatividade através da arte.

O edifício irá ditar um novo eixo cultural para conectar os melhores circuitos de arte na Europa e servirá como uma catálise cultural para ligar a comunidade com a arte. Emilio Botín, presidente da Fundação Botín, está confiante que o Centro irá estabalecer um novo espaço para a comunidade e que também conectará a cidade à baía “Para cumprir isso, nós chamamos o melhor arquiteto do mundo. O arquiteto que melhor sabe como ligar cidades ao mar, como construir espaços urbanos e como gerar lugares mágicos onde a arte possa ser apreciada”, explicou Botín.

Botín Center. © Renzo Piano

A obra ocupará a área de um atual estacionamento na área sudoeste da cidade de Santander, nos cais de Albareda, cercando a baía.; local que fica a dez minutos de caminhada de seus visitantes, vindos da estação central de trem, de duas grandes estruturas de estacionamento ou do parque municipal. Como o edifício procura conectar e realçar os locais públicos da cidade, o projeto propõe enterrar parcialmente a rodovia adjacente, dando continuidade ao espaço público por meio do Jardín Pereda .

O projeto é composto por uma galeria de arte de dois andares – com aproximadamente 2500m² -, por um espaço multifuncional com capacidade para sentar 300 pessoas, por um espaço educacional e por uma praça pública que distribui os dois volumes. Renzo Piano projetou uma espinha dorsal de circulação que une ambos volumes elevados e então se estica por cima do nível do jardim até o litoral, acabando em um píer sobre o mar. Um teatro de arena compõe um dos lados do volume, sobre o qual existe uma fachada que serve de tela de projeção.

Botín Center. © Renzo Piano

Os edifícios não interrompem a passagem dos pedestres em direção à água e trazem um senso de iluminação para o edifício. Os volumes são cercados nas esquinas, o que providencia a ilusão de um invólucro contínuo da base ao telhado e permite que a luz fique difusa por baixo das estruturas. Inspirado em texturas naturais, a pele do edifício é concebida como um envelope orgânico formado de peças cerâmicas parecidas com o crescimento das células.

O Centro de Arte Botín será o maior centro mundial para treinamento criativo através da arte e apoiará o talento criativo dos jovens da Cantabria. “Essa ênfase na educação é a espinha dorsal do Centro de Arte Botín e será integrada aos outros departamentos da Fundação,”, explicou Botín.

O edifício está programado para ser aberto em Santander no verão de 2014.

 

 

Sobre este autor
Camila Bortoluzzi
Autor
Cita: Camila Bortoluzzi. "Centro de Arte Botín / Renzo Piano" 19 Jun 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/54828/centro-de-arte-botin-renzo-piano> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.