O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Habitação Experimental na Ilha de Atka / Taller Abierto

Habitação Experimental na Ilha de Atka / Taller Abierto

Habitação Experimental na Ilha de Atka / Taller Abierto
Habitação Experimental na Ilha de Atka / Taller Abierto, Cortesia Taller Abierto
Cortesia Taller Abierto

Taller Abierto, uma equipe de jovens arquitetos de Madrid (composta por Julio Rodríguez Pareja, Nacho Román Santiago e Daniel Martínez Díaz), recebeu o primeiro lugar no concurso internacional para a construção de uma habitação experimental, sustentável e eficiente energeticamente na Ilha de Atka no Alaska (EUA), o qual foi promovido no fim de 2011.  Encontra-se aberta à baía de Atka, abrindo-se para o sol e para as vistas, enfrentando o vento, com uma seção inspirada pelas geometrias de uma aeronave, bem como nos signos da própria cultura aleutiana. Da cota da altura do solo até acima, a casa se levanta e o vento a penteia, aproveitando sua energia e força. Da cota do solo abaixo, a casa se alimenta do calor da terra vulcânica da ilha.

A facilidade de montagem, transporte e adaptação ao clima, condicionam a escolha do sistema construtivo. De uma maneira muito simples é proposta uma estrutura baseada no uso da madeira laminada estrutural. Uma estrutura que é desenhada para que a cobertura ofereça a mínima resistência ao vento. Deste modo as sucções de ar são mínimas, assim como o empuxo horizontal do vento (redução de rastros Von Karman – teoria aerodinâmica). E graças a isto, a estrutura pode ser ótima e mínima (eficiência estrutural).

Cortesia Taller Abierto

Os materiais com que se constroem os fechamentos sobre a estrutura de madeira, se caracterizam por sua leveza, facilidade de montagem (painéis facilmente transportáveis) e, sobretudo por sua resistência ao severo clima da ilha. Graças ao importante desenvolvimento da indústria de painéis metálicos compostos e a inovação da arquitetura têxtil (fachadas norte e sul), é possível um ótimo desenho de fechamento entre as duras condições climáticas e as novas tecnologias construtivas (eficiência material).
E por ser, também, muito importante, é proposto um interior muito confortável, desenhado com painéis de madeiras, criando uma atmosfera interior acolhedora, de proporções muito harmônicas, protegida, mas aberta às vistas sobre a costa. Um interior composto por espaços todos bem iluminados e ensolarados, capaz de renovar o ar interior sem problemas técnicos e muito estimulante para os sentidos (espaço interior eficiente).

Sistema Construtivo

Quanto ao aproveitamento do clima para obter as energias necessárias (eletricidade e calor) é proposto principalmente dois sistemas de geração, baseados na própria geologia e climatologia da ilha: o vento e o calor da terra (uma ilha de calor vulcânico – aproveitamento do calor latente superficial da terra). O projeto gera a energia necessária mediante geradores eólicos (adaptados à geometria e forma do projeto de arquitetura) e mediante uma instalação geotérmica (geração de água quente e geração de eletricidade como complemento à energia eólica. Aquecimento da água e geração de eletricidade mediante a circulação de vapor d’água).

 

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Taller Abierto
  • Ano: 2011
  • Endereço: Ilha de Atka Alaska Estados Unidos da América
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Operação projetual:Projeto
  • Status:Concurso
  • Características Especiais: Sustentável
  • Materialidade: Madeira
  • Estrutura: Madeira
  • Localização: Ilha de Atka, Alaska, Estados Unidos da América
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetura: Taller Abierto - Julio Rodríguez Pareja, Nacho Román Santiago e Daniel Martínez Díaz
  1. Texto e Imagens: Cortesia do Taller Abierto

Sobre este autor
Victor Delaqua
Autor
Cita: Victor Delaqua. "Habitação Experimental na Ilha de Atka / Taller Abierto" 01 Jun 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/51749/habitacao-experimental-na-ilha-de-atka-taller-abierto> ISSN 0719-8906