O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. VillaLóla / ARKÍS architects

VillaLóla / ARKÍS architects

VillaLóla / ARKÍS architects
VillaLóla / ARKÍS architects, © Cortesia de ARKÍS architects
© Cortesia de ARKÍS architects

© Cortesia de ARKÍS architects

O projeto da Villa Lóla foi um agradável processo de diálogo entre cliente e arquiteto. Várias idéias de materiais, conceitos e técnicas foram discutidas no processo. Referências desde chalés dos Alpes suíços, um rancho em Sonoma County, na Califórnia, e soluções espaciais eficientes japonesas. Além disso, o enquadramento da vista era um tópico importante da discussão. O entorno natural do terreno e o fiorde de Eyjarfordur eram fatores chaves do endereço.

© Cortesia de ARKÍS architects
© Cortesia de ARKÍS architects

 

Design

O cliente solicitou a possibilidade de dividir a habitação em três espaços, ou apartamentos que poderiam ser ampliados ou reduzidos conforme o necessário. Villa Lóla tem 128m2 de área total. Outro pedido do cliente foi usar materiais de baixa manutenção e de desenvolver uma abordagem abrangente do terreno e da construção. Baseado nesses pedidos, o processo de projeto começou.

© Cortesia de ARKÍS architects

Localização

A experiência do local ser o protagonista do projeto. A casa encara Akureyri além da baía Eyjarfjodur, com vistas irrestritas da montanha, de norte a sul. Villa Lóla é fortemente enraizada em seu entorno, jogando com a dignidade da natureza e a singularidade de sua aparência. A forma da construção é composta por três picos que apontam para o céu, formando um vale entre as encostas do telhado. O desenho dessa cobertura é o indicativo da natureza ao redor; montanhas, vales e um fiorde rodeiam Villa Lóla. O acesso a casa é por cima, o que dá à construção vistas únicas de Akureyri, a maior cidade do norte da Islândia.

© Cortesia de ARKÍS architects

Peso da Natureza

Decidiu-se aproveitar as graduações naturais do terreno, onde a luz natural e belas combinações de cores são formadas em diferentes épocas do ano; grama, palhas, ervas e bétulas rodeiam a casa e elevam excepcionalmente a aparência das coníferas. A paisagem natural do terreno não foi incomodada.

© Cortesia de ARKÍS architects

Materiais

Villa Lóla foi construída com um quadro de definições de metas sustentáveis. Com revestimento de madeira de coníferas no exterior, desgastada à sua coloração cinza natural, formando uma proteção natural contra a água. Todos os materiais de casa são de madeira, exceto por uma parede de concreto, usada para estabilizar a estrutura, e a fundação, também de concreto.

© Cortesia de ARKÍS architects

O piso é de tábuas de madeira, as paredes internas são de drywall pintadas com tinta ecológica. Todas as janelas de madeira, revestidas de alumínio no exterior. Durante a construção o terreno foi cuidadosamente protegido, e o espaço de trabalho ao redor da construção foi minimizado. Todo os resíduos do processo foram organizados e mandados para a reciclagem. A residência foi projetada especialmente para uma estrutura de baixa manutenção.

© Cortesia de ARKÍS architects
© Cortesia de ARKÍS architects

Ficha técnica:

  • Arquitetos:ARKÍS architects
  • Ano:
  • Área construída: 128 m²
  • Tipo de projeto: Habitacional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira e Vidro
  • Estrutura: Aço
  • Localização: Akureyri, Islândia
  • Implantação no terreno: Isolado
  1. Ano da finalização: 2010

Sobre este escritório
ARKÍS architects
Escritório
Cita: Marina de Holanda. "VillaLóla / ARKÍS architects" 28 Mai 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/50914/villalola-arkis-architects> ISSN 0719-8906