Museu MAXXI de Zaha Hadid ameaçado de fechamento

Museu MAXXI de Zaha Hadid ameaçado de fechamento

Apenas dois anos depois de sua inauguração o Museu Maxxi (Museo Nazionale dele Arti del XXI Secolo) de Roma está ameaçado de fechamento. A crise atual econômica do país resultou em importantes cortes no financiamento cultural, causando uma grande quantidade de stress nas artes. No principio desse mês, foi dito ao museu que a contribuição do governo a seu orçamento de 11 milhões de euros seria reduzido, em 2012, para menos de 2 milhões. Agora, como os encarregados do museu não estabeleceram um orçamento para o ano de 2013, o governo iniciou um procedimento supostamente para por este museu de alto nível, sob uma administração especial.

Projetado por Zaha Hadid Architects, foi o vencedor do Prêmio Stirling 2010, o museu atrai mais de 450.000 visitantes por ano. Hadid descreveu o êxito do museu como “notável”, já que rapidamente ganhou reputação e prestígio internacional dentro do mundo da arte contemporânea.

Segundo o divulgado pelo The Guardian, os problemas surgiram uma vez que o governo italiano descobriu um buraco de 800 mil euros nas contas de 2011 do MAXXI. Ainda que o museu disse que esta quantidade foi compensada pelo lucro de 2010, o governo italiano está considerando a possibilidade de por o museu nas mãos de administradores  e revelará seu destino dentro das próximas semanas.

As perdas projetadas para o museu poderá chegar a 11 milhões de euros nos próximos três anos.

Referências: The Guardian, BD Online

Sobre este autor
Cita: Marina de Holanda. "Museu MAXXI de Zaha Hadid ameaçado de fechamento" 07 Mai 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-47476/museu-maxxi-de-zaha-hadid-ameacado-de-fechamento> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.