O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Occhio / Emilio Ambasz

Occhio / Emilio Ambasz

Occhio / Emilio Ambasz
Occhio / Emilio Ambasz, © Emilio Ambasz
© Emilio Ambasz

Este equipamento hospitalar de 5.000 metros quadrados abriga diversas funções relacionadas à pesquisa e aos últimos avanços médicos científicos no transplante de córnea: instalação cirúrgica, laboratórios de pesquisa de células-tronco, centro de tratamento de olho, escritórios administrativos bem como o aparato educacional da Fundação EIDON, o qual inclui um auditório com 450 lugares.

© Emilio Ambasz

Este edifício é bem visível a partir da estrada e do tráfego da rotatória. O terreno possui uma forma triangular, plano, com 2.8 hectares, localizado próximo à entrada de um novo hospital regional – também projetado por Ambasz – a uma linha de trem local e a uma estrada principal.

© Emilio Ambasz

O edifício triangular é definido por duas paredes de 12 metros de altura, com formato de uma figura trapezoidal, revestidas por placas de cobre manchadas (pré-patinadas), instaladas em ângulos retos entre elas. Os dois pontos extremos das paredes ortogonais parecem estarem próximo de se tocarem.

Implantação

Na forma triangular criada por estas paredes, um volume é definido por uma série de terraços desenhados em cada pavimento disfarçando um dos lados e, no lado oposto, o edifício se eleva com uma série de degraus que levam a um terraço jardim plano. Estes degraus tornam todo o terraço em um anfiteatro externo. Uma abertura parabólica cria a entrada principal por meio desta fachada escalonada.

Planta pavimento 1

As funções administrativas, de pesquisa e cirúrgicas são dispostas nos três pavimentos acima do nível térreo, enquanto sobre este, um pátio circular proporciona iluminação aos espaços educacionais abaixo do nível do solo. Uma parede de vidro com a altura de dois níveis bifurca o pátio, criando um grande espaço para salão. Um auditório de 450 lugares está externo a esse espaço. Já o Centro para Educação EIDON ocupa as áreas em torno do pátio como salas de aula. Este pátio é arborizado com espécies que florescem e emitem fragrâncias.

Corte

Todos os ambientes recebem iluminação natural direta através das grandes paredes de vidro localizadas a uma distância do limite dos terraços. A combinação de plantações e amplos beirais minimizam o impacto do calor, bloqueando a luz durante o meio dos dias. Os espaços distantes dos terraços como as salas de tratamento e de descanso recebem iluminação adicional pelas janelas altas como em um clerestório.

© Emilio Ambasz

Um estacionamento rebaixado elimina toda a visibilidade dos carros no local, garantindo uma superfície contínua verde em torno e ao redor da cobertura do edifício. A garagem se conecta pelo nível mais baixo ao equipamento através de um corredor em direção ao auditório. Todos os equipamentos mecânicos, de manuseio de ar e gases médicos estão instalados externamente ao estacionamento e sob a queda circular. A superfície da via de carros aqui é grelhada para permitir a ventilação para os ambientes subterrâneos.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Emilio Ambasz
  • Ano:
  • Tipo de projeto: Hospitalar
  • Status:Construído
  • Materialidade: Otro e Vidro
  • Estrutura: Concreto e Aço
  • Localização: Veneza, Itália
  • Implantação no terreno: Isolado

Cita: Fernanda Britto. "Occhio / Emilio Ambasz" 22 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/44669/occhio-emilio-ambasz> ISSN 0719-8906