Casa Hygge / Jonas Bjerre-Poulsen

Reformada por Peter Østergaard (dono da casa) e o arquiteto Jonas Bjerre-Poulsen, Hygge House é uma casa contemporânea cheia de caprichos luminosos. Entre uma mescla de luminárias decorativas e uma iluminação funcional, está um ambiente acolhedor assim como uma casa com abundância de luz, que desfruta de uma claridade visual por cada canto da casa.

© Jonas Bjerre-Polsen

Um desafio central da reforma era integrar a iluminação na arquitetura, de modo que mesmo se o espaço não fosse mobiliado, as luzes poderiam ser acesas e no mesmo instante receber uma atmosfera acolhedora, diz Poulsen.

© Jonas Bjerre-Polsen

Depois que a Europa proibiu o uso de lâmpadas incandescentes em 2009, Bjerre-Poulsen optou pelas de halogêneo que são mais eficientes e emite uma qualidade similar que aquelas. (Ele utilizará os LEDs uma vez que sua capacidade de representar cores é mais aprimorada, diz).

© Jonas Bjerre-Polsen

Na cozinha Ostergaard e Olofsson incorporaram uma tira de halogêneo na parte inferior da prancha de madeira colocada sobre o balcão emanando luz direta sobre a superfície de trabalho.

© Jonas Bjerre-Polsen

No teto da cozinha foram instalados luminárias de cor bronze com lâmpadas de halogêneo. Estas refletem o interior de ouro e, como efeito, emitem uma luz quente. Para uma máxima flexibilidade podem ser ajustados diferentes níveis para cada situação, de espaços de trabalho à espaços de entretenimento, diz Bjerre-Poulsen.

© Jonas Bjerre-Polsen

O teto da sala de estar e jantar é perfurado com claraboias para dar uma sensação de verticalidade, um movimento inspirado nos tradicionais templos japoneses, assim como para criar um ritmo de luz e obscuridade, e “espaços dentro de um espaço”, como Bjerre-Poulsen afirmou.

© Jonas Bjerre-Polsen

Estes ambientes, sala de estar e jantar, que costumavam ser uma estufa isolada, agora é um espaço cheio de luz, onde a família se reúne para comer uma mesa de madeira bruta.
Sobre uma das paredes da sala de estar, paira uma luminária de Artemide.

© Jonas Bjerre-Polsen

Por último, a claraboia sobre a entrada da casa “ajuda a simular uma sensação de grandeza e cria um ambiente espaçoso e acolhedor”, diz Bjerre-Poulsen.

© Jonas Bjerre-Polsen

Evidentemente, Hygge House conta com instantes numerosos que a iluminação se volta a um aspecto central de estilo e intenção desta casa em fazê-la acolhedora. Mostra-se uma combinação perfeita entre a luz do dia e lâmpadas de halogêneos. Não há dúvidas, também, que o acabamento de coloração branca atrai uma claridade pura sobre cada superfície da parede, piso e teto dentro da casa.

Ficha técnica:

Sobre este escritório
Cita: Victor Delaqua. "Casa Hygge / Jonas Bjerre-Poulsen" 18 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-43048/casa-hygge-jonas-bjerre-poulsen> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.