Arena Criciúma / Ramon Pacheco de Freitas

 

O projeto recebeu o 3° Prêmio AU em Rede na Copa da revista de Arquitura AU.Este trabalho tem como proposta uma nova Arena multiuso na cidade de Criciúma – SC. Essa abriga novo estádio de futebol para o time da cidade e também um centro multifuncional de lazer, comércio e serviços com funcionamento durante o dia e a noite.

Cortesia Ramon Pacheco de Freitas

Investimento como este será importante para o desenvolvimento da cidade e da região pois além de gerar novos empregos proporcionará a sociedade opção de lazer e entretenimento. A região do empreendimento será favorecida, pois terá qualificação urbana em conseqüência a valorização da área.

OBJETIVOS do projeto

■ Criar um espaço através de um novo estádio de futebol para o clube e torcida, suprindo as necedades encontradas no estádio atual do clube.

■ Oferecer para a população da cidade e da região um novo equipamento com conceito “Mixed-Used” proporcionando lazer, entretenimento diurno e noturno para que a Arena não funcione apenas nos dias de jogos e sim todos os dias.

■ Qualificar toda a área e o entorno onde o projeto vai ser inserido através de uma reestruturação urbana.

■ Fazer um estádio dentro das normas da FIFA para receber jogos internacionais.

■ Impulsionar a economia e novos investimentos na cidade como também gerar novos empregos para a população do município.

■ Adotar técnicas e conceitos de sustentabilidade em todo empreendimento através do ” Gol Verde”, programa da FIFA que tem como objetivo a redução no consumo de água potável investindo no reuso das águas da chuva, a redução de resíduos sólidos, a criação de um sistema energético mais eficiente e um maior incentivo ao uso do transporte publico em dias de jogo.

■ Projetar um espaço amplo e contemporâneo que atenda  as exigências do consumidor proporcionando maior conforto termo-acustico e segurança a todos os freqüentadores através da arquitetura.

Cortesia Ramon Pacheco de Freitas

-Programa Necessidades:

 *Infra-estrutura estádio: (secretaria, administração ,dep. profissional, sala troféus, tesouraria, etc.)

*Serviços: (Posto médico, policial, vigilância, informações, bilheterias)

*Vestiários: (Sala armários, massagem, bwc, duchas, aquecimento atletas, vest. Árbitros, vest, gandulas, exame-médico, antidoping, técnicos, delegados, camarins, Zona mista, credenciamento e etc.)

*Centro de atletas: (Quartos duplos, triplos. Refeitório, cozinha, hidroginástica, academia, rouparia, farmácia, entretenimento, consultórios, fisioterapia, massoterapia, estar, departamento técnico e etc.)

*Arquibancada: (Geral, especial, tribuna de Honra, VIP, bwc, bares, camarote Honra, camarote VIP e etc.)

*Imprensa: (cabines de TV, cabines de radio, estúdio TV, sala entrevista, telecomunicações, fotógrafos, conferencia, credenciamento e etc.).

*Comercial-Cultural: (Museu do futebol, salas de aula, Salas comerciais, restaurante panorâmico, academia, praça de alimentação e etc.)

Planta Térreo

A arena se dividi em 7 Níveis (andares) sendo:

N-1 : Estacionamento e engenharia(sala de maquinas, subestação energia)

Cortesia Ramon Pacheco de Freitas

N0: Infra-estrutura, Vestiários, Comercial-cultural e estacionamentos.

N1: Acesso publico anel inferior.

Cortesia Ramon Pacheco de Freitas

N2: Restaurante panorâmico, Camarotes VIP e camarotes Honra.

N3: Acesso publico anel superior.

Cortesia Ramon Pacheco de Freitas

N4: Centro de Atletas, salas de aula e academia publico.

N5:Cabines de Tv e radio, camarotes VIP e teto verde.

Cortesia Ramon Pacheco de Freitas

O projeto da arena multiuso trouxe soluções arquitetônicas para que tanto o estádio de futebol quanto os centros comerciais, culturais e de lazer pudessem funcionar simultaneamente sem causar transtornos para os usuários proporcionando maior conforto para os mesmos.

Cortesia Ramon Pacheco de Freitas

O acesso ao estádio se da pelas 2 rampas no eixo norte-sul que levam direto ao nível 1 (que da acesso as arquibancadas) liberando assim todo o térreo para ser explorados pelos centros comerciais e culturais.

Cobertura

Neste eixo norte-sul fica o terminal rodoviário onde facilita o uso do transporte publico incentivando as pessoas a não irem de carro para a arena.

A linguagem arquitetônica da arena buscou uma releitura do escudo do time, fazendo com que a estrutura metálica externa tenha os mesmos traços do símbolo do time.

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Ramon Pacheco de Freitas
  • Ano: 2010
  • Área construída: 65000 m²
  • Área do terreno: 103000 m²
  • Tipo de projeto: Esportivo
  • Operação projetual:Projeto
  • Status:Concurso
  • Materialidade: Concreto
  • Estrutura: Concreto e Aço
  • Localização: Criciúma, Brasil
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Autor : Arq. Ramon Pacheco de Freitas
  1. Capacidade total do estadio: 38.632 mil telespectadores (17.072 no anel inferior e 20.772 no anel superior)
  2. Estacinamento: 710 vagas (300 no térreo e 410 no sub-solo)

Text Message Html

Cita: Joanna Helm. "Arena Criciúma / Ramon Pacheco de Freitas " 09 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-42289/arena-criciuma-ramon-pacheco-de-freitas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.