O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. “Abondantus Gigantus” Pavilhão Temporário / LOOS.FM

“Abondantus Gigantus” Pavilhão Temporário / LOOS.FM

“Abondantus Gigantus” Pavilhão Temporário / LOOS.FM
“Abondantus Gigantus” Pavilhão Temporário / LOOS.FM, © Cortesia de LOOS.FM
© Cortesia de LOOS.FM

Um pavilhão temporário no espaço público para o Festival Grenswerk, em Enschede, Holanda, se ergue com o intuito de ser um ponto de encontro e um palco para espetáculos e exposições. Desenhado por LOOS.FM, em 2011, é composto pelos chamados Legoblocks: blocos de concreto que são muito semelhantes aos famosos tijolos da marca Lego.

© Cortesia de LOOS.FM

Os arquitetos construíram uma igreja, pois é uma imagem de fácil apreensão, justificando que a estranheza de proporções só funciona se a imagem é reconhecida. A igreja, elemento importante de reconhecimento e organização do espaço público, onde as pessoas de uma comunidade se reúnem, tem uma torre de 20m e está em posição central do Festival.

Com a proporção dos blocos da Lego, mas com tamanho aproximado das pedras de uma pirâmide, os blocos são usados principalmente em razão de sua multi-funcionalidade, apesar de quase ninguém fazer uso de seu pleno potencial. Os Legoblocks são facilmente empilháveis e versáteis em seu uso.

© Cortesia de LOOS.FM

Os blocos de concretos foram pintados com cores primárias e usados, indiscriminadamente, para se construir a torre e as paredes. Criando excentricidade nas proporções, a referência aos tijolos da Lego evocam os sentimentos de memória e criatividade daqueles que o observam. O tamanho da igreja, por outro lado, inspira-os com reverência. Os blocos constituem uma forma de colméia, com buracos entre os blocos, criando uma dimensão extra quando pensamos na luz diurna e noturna penetrando por estas frestas. Assim, um efeito fascinante se revela entre volume e leveza.

© Cortesia de LOOS.FM

Por conta disso, a aparência do objeto é continuamente diferente. A reflexão e a absorção da luz do dia, através do sol e das luzes artificiais que se refletem nos blocos coloridos provêm uma dimensão extra ao observador e sua experiência no espaço. Ainda, por conta da escala da igreja, ele é convidado a re-considerar suas certezas pré-concebidas. E, também, renovar o sentimento de comunidade.

Durante o processo de fabricação do Pavilhão, sua programação foi decisiva. Foram feitos modelos tri-dimensionais até que a versão final do Pavilhão fosse encontrada. Uma variedade de atividades pode acontecer por contado de seus espaços abertos. Desde um dia dedicado a prática de esportes, ou então a workshops para construção de objetos em Lego, ou até mesmo para a prática de um culto na Igreja. Qualquer um pode fazer uso dela.

Com a escolha desse material, os arquitetos pretenderam mostrar como é fácil construir, dar variadas formas e usos para um espaço construído assim. Para cada uma das próximas edições do Festival, os mesmos blocos poderão ser reutilizados para construírem novos e diferentes pavilhões. Isto também torna o edifício independente de seu local de implantação.

© Cortesia de LOOS.FM

O pavilhão faz uma conexão bem interessante entre uma coisa grande e um tanto quanto opressiva ( igreja e seu tamanho) e, ao mesmo tempo, algo lúdico simples e compreensível por todos (os famosos blocos da Lego). Devido a crescente e global popularidade dos Legoblocks, este pavilhão se torna uma referência para as quase infinitas possibilidades de uma construção deste tipo.

© Cortesia de LOOS.FM
Corte

Ficha técnica:

Sobre este escritório
LOOS.FM
Escritório
Cita: Wesley Macedo. "“Abondantus Gigantus” Pavilhão Temporário / LOOS.FM" 04 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/41307/abondantus-gigantus-pavilhao-temporario-loos-ponto-fm> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.