O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Mesa House of Cards / Maurício Arruda

Mesa House of Cards / Maurício Arruda

Mesa House of Cards / Maurício Arruda
Mesa House of Cards / Maurício Arruda, © Felipe Morozini
© Felipe Morozini

A mesa House of Cards é um móvel que trata de temas como leveza e instabilidade, porém com senso de humor e muita identidade, o que é uma marca do trabalho de Maurício Arruda. Essa idéia, aparentemente simples, habitou durante anos a cabeça do designer, sempre guardada com carinho e calma que se deve ter com uma idéia que precisa amadurecer.

© Felipe Morozini

O jogo de castelo de cartas faz parte do imaginário da maioria das pessoas e sua imagem é tão familiar que é possível acreditar que não haja alguém que não a identifique. Essa relação de familiaridade bem humorada é aposta das peças que o designer tem desenvolvido.

© Felipe Morozini

Parte do universo infantil e das fabulas,  um castelo de cartas  e leve, instável e se desmancha com um sopro de ar. A peça criada por Mauricio Arruda brinca com essa imagem ao propor uma mesa robusta feita de aço capaz de suportar tampos de ate 250 kg.

Para fabricar a mesa utilizou-se o processo de corte a laser em chapas de aço de 4mm. Essa tecnologia possibilitou uma reprodução perfeita das cartas de um baralho em escala 4,5:1. Posteriormente, as cartas foram soldadas uma a uma e estampadas, formando então o castelo de 2 andares que funciona como um cavalete. Esses cavaletes trazem um aspecto versátil para a peça, pois são capazes de apoiar diferentes tamanhos de tampos. Os desenhos de tampos sugeridos podem criar mesas de 6 até 10 pessoas. A transparência do tampo de cristal Diamond Guardian de 20mm enfatiza a leveza do castelo de cartas e seu caráter de equilíbrio perfeito.

© Felipe Morozini

As imagens das cartas de baralho são aplicadas nas chapas de aço individualmente, o que permite que cada mesa fabricada tenha uma configuração diferente da outra, se tornando uma peca única. São castelos de cartas montados como num jogo de baralho de verdade, onde cada carta é sorteada aleatoriamente.

© Felipe Morozini

 

Ficha técnica:

Sobre este escritório
Maurício Arruda
Escritório
Cita: Jorge Alves. "Mesa House of Cards / Maurício Arruda" 01 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/40775/mesa-house-of-cards-mauricio-arruda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.