Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Estadio Único Ciudad de La Plata / Roberto Ferreira & Arquitectos Asociados

Estadio Único Ciudad de La Plata / Roberto Ferreira & Arquitectos Asociados

Estadio Único Ciudad de La Plata / Roberto Ferreira & Arquitectos Asociados
Estadio Único Ciudad de La Plata / Roberto Ferreira & Arquitectos Asociados, © Cortesia da Secretaria Geral do Governo da Província de Buenos Aires
© Cortesia da Secretaria Geral do Governo da Província de Buenos Aires

 

O Estadio Único Ciudad de La Plata, que ganhou o primeiro lugar num concurso nacional, projeta tanto através de seu nome, como em sua concepção formal, o seu papel de um estádio que é compartilhado pelos dois principais clubes de futebol de La Plata.

Cortes

A qualidade das paisagens e ambientes urbanos possui uma influência direta na qualidade de vida dos cidadãos que são impactados pela arquitetura e o desenho da cidade. Este é o motivo pelo qual o projeto Estadio Ciudad de La Plata está em sintonia com o tema da Biennal: “Architecture for All: Building Citizenship.” (Arquitetura para Todos: Construindo a Cidadania).
Se nesta edição a prioridade é “destacar os cidadãos que vivem, criam, têm famílias, estudam, trabalham, produzem, andam, sentem e experienciam emoções onde a arquitetura e o urbanismo são uma presença constante” pode-se dizer que o Estádio é um fórum coletivo que permite aos cidadãos se encontrarem num equipamento, cujas dimensões refletem e convirjam com sua cidade e região.

© Cortesia da Secretaria Geral do Governo da Província de Buenos Aires

A forma do estádio é determinada pela intersecção de duas circunferências. Conformando um estádio com dois centros, dois setores que entram em conflito, sendo as características do projeto arquitetônico a resolução deste conflito. Seu formato, portanto, simboliza a relação entre os dois clubes, que compartilham o campo de jogo sem perder suas identidades visuais.
O projeto solicita uma cobertura e um sistema de gramado portátil, comprometida com um equipamento multifuncional que permitirá a realização de eventos e competições sob qualquer condição metereológica.

© Cortesia da Secretaria Geral do Governo da Província de Buenos Aires

A cobertura do estádio, que se estende por 240 metros de comprimento e 180 metros de largura, foi elaborada através de uma estrutura enxuta, cujos principais elementos são barras de metais suspensas por uma rede triangular protendida de linhas e cabos de aço, cobertas por uma membrana translúcida que consiste em uma malha de fibra de vidro com cobertura de Teflon.
Um anel de compressão do perímetro, com uma treliça de tubos de aço, suporta o peso do telhado e dos assentos, conectados a terra por 46 suspensórios na parte superior da inclinação dos estandes.
Um placar central, pendurado na estrutura, dispõe de quatro telas que totalizam 150 m² de tecnologia LED, que prevê a melhor visualização de todas as áreas do estádio.

© Cortesia da Secretaria Geral do Governo da Província de Buenos Aires

A arquibancada para 40000 espectadores, loca diferentes categorias de assentos e áreas restritas para a imprensa e autoridades.
Os estandes ficam em aterros que exploram o solo onde o estádio está localizado, como suas fundações. Isto produz uma mudança na topografia, criando um novo tipo de desenho no qual a horizontalidade dá lugar a uma série de ondulações que, se estendem para cima, moldando as rotas de acesso do estádio.
A organização geral do projeto organiza-se em:
a) Dois caminhos que cruzam diagonalmente o campo.
b) A dissolução, ondulante e orgânica dos caminhos que envolvem o campo como um cinto.
A sobreposição destes dois elementos e sua relação com os limites do campo produzem uma sequência variada de setores ou áreas diferenciadas, que permitem ao estabelecimento, locais para diferentes elementos do programa.

Planta - Parque Urbano

O projeto inteiro é integrado num amplo Parque Urbano, incluindo áreas de estacionamento encontradas em grandes áreas arborizadas, que fazem parte de toda a instalação. As zonas de estacionamentos para ônibus e helicópteros garantem acessibilidade para todas as pessoas.
O complexo de esportes do Parque Urbano, em La Plata, também dispõe de um estádio de atletismo com a capacidade de 6.000 espectadores, várias instalações desportivas ao ar livre e uma piscina.

Texto fornecido por Roberto Ferreira & Arquitectos Asociados

Ficha técnica:

Sobre este escritório
Cita: Vitor Delaqua. "Estadio Único Ciudad de La Plata / Roberto Ferreira & Arquitectos Asociados" 17 Mar 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/38533/estadio-unico-ciudad-de-la-plata-roberto-ferreira-e-arquitectos-asociados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.