O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Centro Diana - Faculdade de Barnard / Weiss-Manfredi

Centro Diana - Faculdade de Barnard / Weiss-Manfredi

Centro Diana - Faculdade de Barnard / Weiss-Manfredi
Centro Diana - Faculdade de Barnard / Weiss-Manfredi , © Albert Vecerka/Esto
© Albert Vecerka/Esto

A partir do portão de entrada histórico na Broadway, o desenho cuneiforme enquadra a clara linha de visão ligando o campus central no gramado de Lehman ao nível inferior do núcleo histórico do campus.

© Albert Vecerka/Esto

O Centro Diana estende o gramado de Lehman horizontal e verticalmente: terraços com plantas em cascata ao norte para o Milbank Hall, anteriormente isolados por um muro de 4,30m e uma praça, e átrios ascendentes de pé-direito duplo, proporcionando luz natural e vistas para dentro da estrutura de sete pavimentos.

© Albert Vecerka/Esto

Fundada em 1889 como uma faculdade de mulheres afiliada a Universidade Columbia, a Faculdade de Barnard é um campus íntimo e comprimido inserido em um ambiente urbano denso de Manhattan. Composto por um grupo eclético de, predominantemente, edifícios de tijolo, o campus está centrado ao redor do gramado de Lehman com espaços de paisagens desconexas na periferia.

© Albert Vecerka/Esto

Localizado entre o gramado e a Broadway, o Centro de Diana reúne paisagem e arquitetura, espaços internos e externos, apresentando uma janela para a faculdade e a cidade. O edifício de uso misto de 9100m² estabelece um vínculo inovador para a vida artística, social e intelectual na faculdade. O equipamento agrega espaços para arte, arquitetura, teatro e história da arte, bem como escritórios para a faculdade, uma sala de jantar e um café.

© Albert Vecerka/Esto

Repensando a tipologia de edifícios de uso misto, o Centro Diana reúne programas anteriormente dispersos e grupos da faculdade através da criação de justaposições visuais que incitam a colaboração entre as disciplinas. Esculpindo um vazio diagonal através do edifício, o átrio de vidro eleva-se em pé-direito duplo. Estabelece a linha de visão através da galeria, sala de leitura, sala de jantar e café. Ancorando os níveis mais baixos, são criados um espaço de evento de multiuso de 500 lugares e um teatro fechado de 100 lugares abriga palestras, eventos especiais e produções teatrais. No lado do campus do edifício, uma caixa de escada descoberta envidraçada incentiva encontros informais no coração de uma rica comunidade intelectual e proporciona vistas para seu entorno. Concebido como um campus vertical quadrilátero, a circulação em balanço entrelaça os espaços do edifício com os do campus.

© Albert Vecerka/Esto

A vedação da edificação estabelece uma relação recíproca entre o contexto do campus e os elementos de diversos programas dentro do edifício. Diretamente centrado em uma área definida por tijolo e terra cota, o Diana traduz a opacidade estática da alvenaria em uma parede contemporaneamente iluminada e energeticamente eficiente.

© Paul Warchol

Com 1154 painéis de diversas larguras, gradientes de cor, opacidade e transparência são regulados para os inúmeros programas do Centro, permitindo visuais para as funções públicas do edifício e limitando a visibilidade onde a privacidade é necessária. O vidro texturizado translúcido e painéis coloridos criam constantes mudanças de cor e de reflexão conforme a fachada responde a várias condições de clima e iluminação.

© Albert Vecerka/Esto

A sustentabilidade está integrada ao conceito de projeto e apoia o esforço da faculdade em ensinar e praticar os princípios ambientais. O telhado verde oferece um centro de aprendizagem ecológica com 260m² para os estudantes de Biologia e Ciência Ambiental da faculdade, assim como propicia um novo e valioso espaço social.

© Albert Vecerka/Esto

O edifício maximiza a luz do dia e visuais e incorpora janelas manuseáveis, piso radiante e materiais recicláveis. Sensores de presença, sombreamento automatizado e sistemas de alta performance MEP aumentam a eficiência.

© Paul Warchol

O novo centro dos estudantes utiliza paisagem, vistas, luz e camadas dinâmicas de programas e atividades para melhorar a vitalidade do estudante e a vida da faculdade em Barnard. Apresentando à cidade uma nova lente luminosa, o Centro Diana reconhece as múltiplas histórias do campus bem como incentiva a educação com visão para o futuro da instituição.

© Albert Vecerka/Esto

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Weiss/Manfredi
  • Ano: 2010
  • Tipo de projeto: Educacional
  • Operação projetual:Ampliação
  • Status:Construído
  • Características Especiais: Sustentável
  • Materialidade: Vidro e Metal
  • Estrutura: Aço e Concreto
  • Localização: Nova York, Estados Unidos da América
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetura: Weiss/Manfredi
  2. Arquitetos: Marion Weiss e Michael A. Manfredi
  3. Coordenador do projeto: Mike Harshman
  4. Equipe de projeto: Michael Blasberg, Beth Eckels, Hamilton Hadden, Patrick Hazari, Todd Hoehn, Bryan Kelley, Justin Kwok, Lee Lim, Nick Shipes, Michael Steiner
  5. Equipe de anteprojeto: Patrick Armacost, Jason Ro, Yehre Suh, and Tae-Young Yoon

 

Informação Complementar:

  1. MEPFP/Consultoria em engenharia e transporte vertical: Jaros, Baum & Bolles Consulting Engineers
  2. Consultoria em engenharia estrutural: Severud Engineers
  3. Consultoria em engenharia civil: Langan
  4. Consultoria em vedação: R.A. Heintges Architects Consultants
  5. Consultoria em projeto de iluminação: Brandston Partnershio Inc.
  6. Consultoria em paisagismo: HM White Site Architects
  7. Consultoria AV/IT/Acústica/Segurança: Cerami & Associates, Inc. com T.M. Technology Partners, Inc.
  8. Consultoria em serviços alimentícios: Ricca Newmark Design
  9. Consultoria em varejo: Jeanne Giordano
  10. Estimativa de custo: AMIS Inc.
  11. Consultoria ambiental: Viridian Energy & Environmental, LLC
  12. Consultoria em teatros: Fisher Dachs

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Representantes do proprietário: Roland L. Ferrera e Patrick Muldoon

Gerenciamento de obra: Bovis Lend Lease

  1. Fotógrafos: Albert Vecerka/Esto e Paul Warchol
  2. Cliente: Barnard College

 

Sobre este escritório
Cita: Fernanda Britto. "Centro Diana - Faculdade de Barnard / Weiss-Manfredi " 29 Fev 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/35764/centro-diana-faculdade-de-barnard-weiss-manfredi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.