O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. MUSEVI / TEN Arquitectos

MUSEVI / TEN Arquitectos

MUSEVI / TEN Arquitectos
MUSEVI / TEN Arquitectos, © Luis Gordoa
© Luis Gordoa

    O MUSEVI faz parte da primeira fase da proposta de projeto urbano do Paseo de las Ilusiones. A presente proposta de transformação e revitalização da avenida principal de Villahermosa,  capital do estado de Tabasco, não só para  reconstruí-la, mas também estruturá-la; compreendendo quais são os usos e os distritos que se entrelaçam com a avenida e determinando claramente o Paseo como uma coluna vertebral viária, econômica e turística. O objetivo é  potencializar os espaços públicos existentes, integrando-os a  um desenho contemporâneo combinado com a proposta de melhoria ambiental criando assim, espaços públicos de qualidade, restabelecendo o equilíbrio entre meio ambiente, aspectos sociais e culturais.

    © Luis Gordoa

    O  MUSEVI – é um novo museu elevado  complementado por um anfiteatro ao ar livre. Na sua base, se  conectam  físicamente dois lagos atualmente isolados: o Vaso Cencalli  e a Laguna de las Ilusiones, o MUSEVI propõe uma nova forma de exposição e espaço público que incentiva  a conectividade e a integração. Desta  forma, o anfiteatro que o acompanha tornou-se um novo ponto focal para o Parque Tomas Garrido. E, com os elementos do edifício que se ressaltam na paisagem, o museu celebra e encoraja a contemplação intimista e reflexiva  da natureza que o envolve.

    © Luis Gordoa

    A proposta consiste num espaço reforçado com um invólucro de metal em forma de boomerang de dimensões aproximadas (a curva) de 100m de comprimento e 12,5 m na parte mais larga (centro) e 5m de largura aproximadamente, nas extremidades.  A altura do Boomerang  varia continuamente diminuindo do centro para as extremidades e possuí altura total que varia entre:  6  e  8.4 m. Os elementos que dão acesso à ponte são: do lado norte (Laguna de las Ilusiones), uma escada; e o lado sul (Vaso Cencali),um elevador, uma rampa e escadas.

    © Luis Gordoa

    O projeto possuí três plataformas externas que atuam como mirantes à lagoa e à avenida. O interior, conta com quatro espaços de diferentes usos: um espaço de exposição no lado sul, ao meio um mezzanino que é acessado por escadas de ambos lados; estas escadas tem uma dupla função, pois funcionam bem como arquibancadas que dão para os espaços de exposições e eventos ; sob o mezanino encontra-se uma cafeteria para 84 pessoas e, finalmente, do lado norte, um espaço para exposições também.

    Planta Conjunto

    A estrutura do bumerangue consiste numa armadura metálica, o apoio é feito por 7 elementos verticais  fixos no piso, um mastro de 30m  de altura, que sustenta a ponte suspensa, e na outra extremidade da  ponte 6 elementos metálicos em forma de ‘v’. O principal elemento estrutural similar a um mastro de grande altura, permite que a ponte  seja visualizada de diferentes pontos da cidade.

    © Luis Gordoa

    Começando com o MUSEVI, este plano está divido em três fases para Paseo Tabasco e visa potencializar a cidade, os  espaços públicos existentes através de um projeto contemporâneo além de  promover melhorias ambientais. A segunda fase do projeto consiste de 1 km de ruas e espaços públicos ao longo de Paseo Tabasco, incluindo três parques (Parque Rovirosa, Parque Manuel Meaestres e Parque Guacamayos), novo mobiliário urbano (iluminação, bancos, pontos de ônibus) e jardins conjuntamente com a implementação de tecnologia de ponta no tratamento de águas pluviais.

    © Luis Gordoa

    A adequação da margem do lago  e o cais também serão concluídos nesta fase. Cobrindo 1,7 quilômetros de ruas e espaços públicos, a partir do MUSEVI ao  Rio Carrizal. A terceira fase  completará a pedestrenização do Paseo Tabasco. Esta etapa funcionará como catalisador  para o desenvolvimento do setor privado ao longo da avenida, mitigando os problemas de tráfego e revitalizando espaços públicos.

    Ficha técnica:

    • Arquitetos:TEN Arquitectos
    • Ano: 2011
    • Tipo de projeto: Cultural
    • Operação projetual:Revitalização
    • Status:Projeto
    • Materialidade: Metal
    • Estrutura: Aço e Concreto
    • Localização: Villahermosa, Tabasco, México
    • Implantação no terreno: Adossado às 2 divisas

    Equipe:

    1. Projeto Arquitetônico
    2. Enrique Norten / TEN Arquitectos
    3. Equipe de Desenho
    4. Enrique Norten
    5. Salvador Arroyo
    6. Marisol Moreno
    7. Natalia Lomelí
    8. Marina Muñoz
    9. Carolina Angeles
    10. Joe Tarr

    Informação Complementar:

    1. Estrutura: Alonso y Asociados
    2. Instalações: AKF México
    3. Iluminação: Luz en Arquitectura
    4. Paisagismo: W Architecture and Landscape Architecture
    5. Proprietário: H. Ayuntamiento de Centro
    6. Renderings:TEN Arquitectos

    Cita: Joanna Helm. "MUSEVI / TEN Arquitectos" 09 Nov 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/3530/musevi-ten-arquitectos> ISSN 0719-8906