O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. Lina & Gio: Os Últimos Humanistas: Exibição na AA de Londres

Lina & Gio: Os Últimos Humanistas: Exibição na AA de Londres

  • 13:00 - 25 Fevereiro, 2012
Lina & Gio: Os Últimos Humanistas: Exibição na AA de Londres
 Lina & Gio: Os Últimos Humanistas: Exibição na AA de Londres, Tesba / Lina Bo Bardi © Iñigo Bujedo Aguirre
Tesba / Lina Bo Bardi © Iñigo Bujedo Aguirre

Inaugurada em 24 de Fevereiro de 2012, na AA – Architectural Association School of Architecture em Londres, a exposição “Lina & Gio: Os Últimos Humanistas” que irá explorar, pela primeira vez, a relação entre duas figuras primárias no design do século XX: Lina Bo Bardi (1914-1992) e Gio Ponti (1891-1979).

Teatro Oficina / Lina Bo Bardi © Iñigo Bujedo Aguirre

Bo Bardi  reconhecida por seu trabalho realizado no Brasil, país que ela adotou como lar nos anos 1940, sendo frequentemente mencionada entre os Arquitetos Modernos Brasileiros, como Oscar Niemeyer e Mendes da Rocha. Ela projetou a Casa de Vidro (1950-1951), o Museu de Arte de São Paulo (1957-1968), o Sesc Pompéia (1977-1986), para citar apenas alguns exemplos. Antes do Brasil, ela morou em Milão onde começou suas colaborações com Gio Ponti. Ele trabalhou com muitos designers renomados, incluindo Piero Fornasetti e Pier Luigi Nervi. Ele é mais conhecido como o editor fundador da revista Domus.

Sesc Pompéia / Lina Bo Bardi © Iñigo Bujedo Aguirre

No texto de sua autobiografia “Currículo Literário”, Bo Bardi homenageia as lições aprendidas de Ponti, quem ela carinhosamente define como o “último dos humanistas” – devido ao comprometimento com a agenda social e cultural da arquitetura, pelo interesse nas formas tradicionais de trabalho e a abordagem abrangente de Ponti ao design, “de copos e cadeiras para moda, incluindo também o desenho urbano, trabalho curatorial e editorial”. Foi com a mesma abordagem abrangente e humanista que Bo Bardi entrou na cena brasileira e tornou-se um dos seus personagens mais influentes.

Museu de Arte de São Paulo / Lina Bo Bardi © Iñigo Bujedo Aguirre

A exibição incidirá sobre os cruzamentos nas abordagens de design de Bo Bardi e Ponti, incluindo desenhos, artefatos, filmes e textos de ambos os arquitetos. Uma seleção especial de fotografias pelo fotógrafo de Barcelona Iñigo Bujedo Aguirre das obras de Bo Bardi é encomendada para esta exibição.

Casa Morumbi / Lina Bo Bardi © Iñigo Bujedo Aguirre

A exibição tem como curadora Ana Araujo, orientadora da AA e fundadora do Instituto Travesia. A seção privada estará disponível na sexta, 24 de Fevereiro. A exposição abre oficialmente de 25 de Fevereiro a 24 de Março. Uma mesa redonda no Salão de Leitura acontecerá na quinta, 15 de Março às 18h. Além disso, no dia 25 de Fevereiro às 14h, a AA fará uma conversa livre na sala New Soft entre os fotógrafos Paolo Rosselli e Iñigo Bujedo Aguirre sobre fotografia moderna contemporânea. Encontre mais detalhes aqui.

Curadora: Ana Araujo

Co-curadora: Catalina Mejia

Fotografias: Iñigo Bujedo Aguirre

Datas: 24 de Fevereiro a 24 de Março de 2012

Local: AA – Architectural Association School of Architecture (Galeria e Sala do Front Member), Londres.

EVENTOS RELACIONADOS

Sábado, 25 de Fevereiro:

14h na Sala New Soft - Arquitetura contemporânea

Fotografias: Iñigo Bujedo Aguirre em conversa com Paolo Rosselli, seguida de conversações na galeria.

Evento gratuito.

events@aaschool.ac.uk

Quinta, 15 de Março:

18h Salão de Leitura

Mesa Redonda: com Marcelo Ferraz, Isa Grinspum Ferraz, Giancarlo Latorraca e Marco Romanelli.

A exibição é patrocinada pela Embaixada do Brasil em Londres.

Sobre este autor
Joanna Helm
Autor
Cita: " Lina & Gio: Os Últimos Humanistas: Exibição na AA de Londres" 25 Fev 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/34210/lina-e-gio-os-ultimos-humanistas-exibicao-na-aa-de-londres> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.