Casa no Morro do Querosene / gruposp

Casa no Morro do Querosene / gruposp

© Nelson Kon© Nelson Kon© Nelson Kon© Nelson Kon+ 27

Sao Paulo, Brasil
  • Arquitetos: gruposp
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  360
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2008
  • Fotógrafo Fotografias:  Nelson Kon
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Deca, Anhanguera, Ladrilhos Saltense, Perfilor, SO BLOCO
  • Engenheiro Estrutural:Eduardo Duprat
  • Engenheiro Mecânico:Ramoska + Castellani
  • Construtor:Roberto Growald
Mais informaçõesMenos informações
© Nelson Kon
© Nelson Kon

Descrição enviada pela equipe de projeto. O fato de grande porção do terreno situar-se três metros abaixo do nível da rua e a conformação típica deste lote urbano de 10X40 metros permitiram realizar a casa como um extenso espaço aberto que se relaciona de forma direta e transparente com a rua sem deixar de garantir a privacidade dos seus usos.

Planta Nivel +97.50
Planta Nivel +97.50

Corte em DetalheCorte BBImplantaçãoPlanta Nivel +106.25+ 27

Este espaço central é definido de uma lado pela estrutura lateral na face norte – uma parede livre paralela que abriga uma biblioteca para 7.500 volumes – e de outro lado pelo bloco paralelo construído junto a divisa que atravessa todo espaço – um bloco fechado com três pavimentos que abriga todos os serviços, equipamentos  e dormitórios.

© Nelson Kon
© Nelson Kon

O acesso a esta parede de livros se realiza através de mezaninos metálicos que são os estúdios e relacionam-se com os dois pavimentos de forma intercalada.

Aproveitou-se do desnível entre a rua e o nível do terreno e desta forma se pode ver a paisagem longínqua através do espaço vazio da casa.

A cobertura, uma laje cheia de água e caminhos, permite também esta mirada, além de garantir o conforto térmico da casa.

© Nelson Kon
© Nelson Kon

A casa adota soluções construtivas simples, reduzindo-se ao máximo as ações necessárias para sua realização. A estrutura da barra é de alvenaria armada e a da parede livre em concreto armado.

© Nelson Kon
© Nelson Kon

As instalações são realizadas aparentes sem interferências depois da estrutura executada Os acabamentos são simples: pisos monolíticos em concreto branco e mosaico português, também branco. As paredes sem revestimentos estão prontas ao serem executadas. Uma única exceção: a parede livre que será revestida de livros, tempo e história.

© Nelson Kon
© Nelson Kon

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa no Morro do Querosene / gruposp" [Morro do Querosene House / gruposp] 16 Fev 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-31742/casa-no-morro-da-querosene-gruposp> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.