O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Habitação De Interesse Social
  4. México
  5. ELEMENTAL
  6. 2010
  7. Habitação Monterrey / ELEMENTAL

Habitação Monterrey / ELEMENTAL

Habitação Monterrey / ELEMENTAL
Habitação Monterrey / ELEMENTAL, © Ramiro Ramirez
© Ramiro Ramirez

© Ramiro Ramirez © Ramiro Ramirez © Ramiro Ramirez © Ramiro Ramirez + 44

  • Engenharia

    Area of projects and technological innovation, IVNL
  • Cliente

    Instituto de la Vivienda de Nuevo León (IVNL)
  • Urbanização e Especialização

    Area of projects and technological innovation, IVNL
  • Área Inicial Da Casa

    40 m²
  • Área Da Casa Expandida

    58.75 m²
  • Área Inicial Do Duplex

    40 m²
  • Área Do Duplex Expandida

    76.60 m²
  • Mais informações Menos informações
© Ramiro Ramirez
© Ramiro Ramirez

Restrições

Santa Catarina é uma cidade de 230 mil habitantes, localizada no estado de Nuevo León, no noroeste do México. Este conjunto representa o primeiro projeto do escritório fora do Chile.

© Ramiro Ramirez
© Ramiro Ramirez

O governo de Neuvo León, México, encomendou-nos um projeto de um conjunto de 70 habitações em um terreno de 0,6 hectares, m um bairro de classe média de Santa Catarina. A densidade necessária sugeria a aplicação da tipologia desenhada para Iquique, no entanto, o clima de Santa Catarina é muito distinto do norte chileno (desértico). Os 600mm de chuva por ano exigem adaptar a resposta à essa nova pergunta.

Axonométrica Explodida
Axonométrica Explodida

A comissão propõe o desenvolvimento de um bairro de classe média, com um financiamento de US$ 20.000 por habitação (quase o dobro do orçamento para os outros projetos do escritório construídos no Chile). Entretanto, as normas construtivas e as regulamentações aumentam os custos da construção significativamente. Neste cenário, é muito pertinente a estratégia de investir os recursos estatais na construção da “metade difícil” da habitação, especialmente tendo em vista a capacidade de auto-construção no México, o que garantirá um quadro muito promissor da ampliação das casas.

© Ramiro Ramirez
© Ramiro Ramirez

O Projeto

O projeto propõe um edifício contínuo de três pisos de altura, cuja secção mostra a sobreposição de uma habitação (primeiro nível) e um apartamento duplex (segundo e terceiro nível). Ambas as unidades estão projetadas para facilitar técnica e economicamente o desejado padrão final de classe média, do qual entregaremos a “primeira metade” (40m2). Neste sentido, as partes difíceis da residência (banheiros, cozinha, escada e muros perimetrais) são projetadas para o cenário ampliado, ou seja, para uma habitação de mais de 58m2, e para um duplex de 76m2 aproximadamente.

© Ramiro Ramirez
© Ramiro Ramirez

Em segundo lugar, dado que quase 50% dos m2 do conjunto serão construídos pelos próprios proprietários, este edifício é permeável para que os crescimentos ocorram dentro da sua estrutura. Por um lado, queremos marcar e ritmar (mais do que controlar) a construção espontânea a fim de evitar a deterioração do entorno urbano, e por outro, facilitar, para cada família, o processo de ampliação. A cobertura contínua, proposta sobre cheios e vazios, protege da chuva as zonas de ampliação e garante o perfil definitivo do edifício.

Planta Baixa - 1° Pavimento
Planta Baixa - 1° Pavimento
Planta Baixa - 2° Pavimento
Planta Baixa - 2° Pavimento
Planta Baixa - 3º Pavimento
Planta Baixa - 3º Pavimento

Em terceiro lugar, a experiência nos ensinou que em bairros de classe baixa, as áreas verdes tendem a ser “de terra”, devido à escassa manutenção e a distância existente entre área verde e casa, não permite que os vizinhos cuidem do espaço. O que fizemos, neste caso, foi circundar a área verde com o edifício, reduzindo ao mínimo a distância entre o espaço comunitário e as habitações. Isto nos permite definir um espaço coletivo de acessos resguardados, que dá lugar as conexões sociais e gera condições favoráveis para que a manutenção e cuidado aconteça, devido à proximidade às casas.

© Ramiro Ramirez
© Ramiro Ramirez

Todos os apartamentos têm acesso direto desde o espaço público e estacionamento, condição especialmente relevante em um país em que qualquer família pode ter um carro.

© Ramiro Ramirez
© Ramiro Ramirez

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
ELEMENTAL
Escritório
Cita: "Habitação Monterrey / ELEMENTAL" [Monterrey Housing / ELEMENTAL] 12 Fev 2012. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/30335/elemental-monterrey-elemental> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.