Desabamento de edificações no Rio de Janeiro

Desabamento de edificações no Rio de Janeiro

Três prédios desabaram no centro do Rio de Janeiro por volta das 20h e 30min da noite de ontem, 25 de janeiro de 2012. Os três edifícios, um de 20, outro de 5 e outro de 10 andares, estavam localizados um ao lado do outro na rua Manuel de Carvalho, esquina com a avenida Treze de Maio, bem próximo ao Teatro Municipal. O corpo de bombeiros e a Defesa Civil trabalham desde a noite do incidente na busca de vítimas em meio aos escombros. Estão sendo usados retroescavadeiras e caminhões para retirar os entulhos.

Segundo o engenheiro civil Antônio Eulálio, do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), havia obras irregulares no edifício de 20 andares. O especialista afirmou que o prédio teria caído de cima para abaixo e acabou levando os outros dois ao lado. De acordo com ele, todas as possibilidades para a tragédia apontam para problemas estruturais nesse prédio. Ele descartou totalmente que uma explosão por vazamento de gás tenha causado o desabamento.

Com o acidente, a prefeitura do Rio de Janeiro interditou várias ruas da região. No metrô, as estações Cinelândia, Carioca, Uruguaiana e Presidente Vargas foram interditadas na noite dos desabamentos, mas foram liberadas após inspeção e funcionam normalmente.

Esperamos que os números de vítimas sejam menores que o previsto. Expressamos aqui nosso desejo que as entidades de classe se pronunciem a  respeito e que finalmente no Brasil as exigências e normativas aplicadas pelo poder público considere primordial a participação de profissionais habilitados para todo e qualquer tipo de intervenção que se realize em qualquer edificação. Infelizmente só vêm a tona essas questões quando acontecem tragédias deste porte. E muitas vezes nem assim, porque as punições quando acontecem são sempre brandas. Um país com mais de 80.000 profissionais habilitados não deveria permitir que o descaso com os profissionais e a falta de fiscalização coloque em risco as vidas de seus cidadãos.

Gostaríamos de saber o que opinam nossos leitores sobre esse incidente?

Fonte técnica: Globo/Terra

Sobre este autor
Cita: Joanna Helm. "Desabamento de edificações no Rio de Janeiro" 26 Jan 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-25630/desabamento-de-edificacoes-no-rio-de-janeiro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.