O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Desabamento de edificações no Rio de Janeiro

Desabamento de edificações no Rio de Janeiro

Desabamento de edificações no Rio de Janeiro
Desabamento de edificações no Rio de Janeiro, ©  /AP
© /AP

Três prédios desabaram no centro do Rio de Janeiro por volta das 20h e 30min da noite de ontem, 25 de janeiro de 2012. Os três edifícios, um de 20, outro de 5 e outro de 10 andares, estavam localizados um ao lado do outro na rua Manuel de Carvalho, esquina com a avenida Treze de Maio, bem próximo ao Teatro Municipal. O corpo de bombeiros e a Defesa Civil trabalham desde a noite do incidente na busca de vítimas em meio aos escombros. Estão sendo usados retroescavadeiras e caminhões para retirar os entulhos.

Segundo o engenheiro civil Antônio Eulálio, do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), havia obras irregulares no edifício de 20 andares. O especialista afirmou que o prédio teria caído de cima para abaixo e acabou levando os outros dois ao lado. De acordo com ele, todas as possibilidades para a tragédia apontam para problemas estruturais nesse prédio. Ele descartou totalmente que uma explosão por vazamento de gás tenha causado o desabamento.

Com o acidente, a prefeitura do Rio de Janeiro interditou várias ruas da região. No metrô, as estações Cinelândia, Carioca, Uruguaiana e Presidente Vargas foram interditadas na noite dos desabamentos, mas foram liberadas após inspeção e funcionam normalmente.

Esperamos que os números de vítimas sejam menores que o previsto. Expressamos aqui nosso desejo que as entidades de classe se pronunciem a  respeito e que finalmente no Brasil as exigências e normativas aplicadas pelo poder público considere primordial a participação de profissionais habilitados para todo e qualquer tipo de intervenção que se realize em qualquer edificação. Infelizmente só vêm a tona essas questões quando acontecem tragédias deste porte. E muitas vezes nem assim, porque as punições quando acontecem são sempre brandas. Um país com mais de 80.000 profissionais habilitados não deveria permitir que o descaso com os profissionais e a falta de fiscalização coloque em risco as vidas de seus cidadãos.

Gostaríamos de saber o que opinam nossos leitores sobre esse incidente?

Fonte técnica: Globo/Terra

Sobre este autor
Joanna Helm
Autor
Cita: Joanna Helm. "Desabamento de edificações no Rio de Janeiro" 26 Jan 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/25630/desabamento-de-edificacoes-no-rio-de-janeiro> ISSN 0719-8906