O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. EREA Regional Nordeste - São Luís 2012 - Caminhos da Cidade

EREA Regional Nordeste - São Luís 2012 - Caminhos da Cidade

EREA Regional Nordeste - São Luís 2012 - Caminhos da Cidade
EREA Regional Nordeste - São Luís 2012 - Caminhos da Cidade

Erea São Luís – Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo, acontece na capital maranhense em janeiro de 2012.

Em 2012, São Luís do Maranhão completa 400 anos e a pergunta que os futuros arquitetos e habitantes da cidade fazem para si mesmos é: “Para onde estamos indo?”

A discussão sobre o caminho que São Luís vem tomando durante a sua história parece ser cada vez mais intrigante. Seus pontos arquitetônicos, urbanísticos e paisagísitcos são diversos e estão sempre no centro dessas indagações. A cidade possui título de Patrimônio da Humanidade concedido pela UNESCO, porém o referido patrimônio encontra-se, por vezes, abandonado e até mesmo em ruínas.

Problemas de mobilidade estão incrivelmente presentes em São Luís: engarrafamentos e péssimas condições do sistema publico de transporte. A Cidade Nova cresce em uma velocidade assustadora e a especulação imobiliária divide cada vez mais a urbe em classes sociais. A natureza local, seus mangues e praias, sofrem com todas essas transformações. Pergunta-se sobre o papel do arquiteto diante de tal situação, qual caminho seguir e para onde estamos indo.

Nesse contexto de 400 anos, faz-se necessário compreender o passado da cidade para entender seu presente, obtendo-se uma projeção do futuro. Nesse aspecto, a atual situação de São Luís, que não difere de tantas outras cidades brasileiras, reflete problemas urbanos, arquitetônicos, e paisagísticos que merecem ser discutidos. O objetivo é, juntamente com os estudantes de todas as escolas de arquitetura do nordeste e todos os outros que desejarem fazer parte desse encontro, chegar a soluções viáveis; é o compartilhamento dessas propostas que se pretende alcançar, com as diversas experiências que todos trazem de suas cidades.

Essa é a cidade que receberá o EREA NORDESTE em 2012, sendo um imenso desejo dos estudantes de arquitetura de São Luís, da UEMA (Universidade Estadual do Maranhão) e do UNICEUMA (Centro Universitário do Maranhão) acolher todos os estudantes de arquitetura do Nordeste, e todos os outros que também quiserem chegar lá!

Maiores informações em www.ereasaoluis2012.com.br

Cita: Joanna Helm. "EREA Regional Nordeste - São Luís 2012 - Caminhos da Cidade" 05 Jan 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/19894/erea-regional-nordeste-sao-luis-2012-caminhos-da-cidade> ISSN 0719-8906