Palestra “Renovação Urbana Inclusiva através da Inovação” no Studio-X Rio

Palestra “Renovação Urbana Inclusiva através da Inovação” no Studio-X Rio

Nesta quinta-feira, 17 de abril o Studio-X Rio promove a palestra Renovação Urbana Inclusiva através da Inovação, que será ministrada (em inglês) por Alice Cabaret, diretora do GRIND (Global Regeneration Initiative for Neighborhood Development) de Joanesburgo, África do Sul.

A reconversão de áreas industriais, abandonadas e vazias em bairros criativos é uma tendência global. Para limitar as ameaças intrínsecas dos processos de transformação urbana - polarização social, gentrificação - e aproveitar as oportunidades - desenvolvimento econômico local, diversificação de usos e perfis sociais, plataformas para a expressão criativa - que esses projetos apresentam, especialmente em cidades como o Rio de Janeiro e Joanesburgo, abordagens inovadoras são necessárias.

O desenvolvimento urbano promovido pela empresa Propertuity no Maboneng Precinct, um bairro criativo e de uso misto em Joanesburgo, na África do Sul, fornece exemplos concretos sobre como a inovação urbana tem sido catalisadora para o envolvimento da comunidade, desenvolvimento econômico local e renovação da infra-estrutura. O Maboneng Precinct tornou-se um centro urbano de inovação, onde estão localizados o Studio-X de Joanesburgo e o GRIND.

A iniciativa GRIND visa promover pesquisas locais, coleta de dados e apresentar exemplos de projetos inovadores de renovação urbana ao redor mundo, encorajando o compartilhamento das habilidades, recursos e conhecimento. Na palestra serão apresentados alguns exemplos e aberta a discussão sobre oportunidades futuras de colaboração entre Rio de Janeiro e Joanesburgo em relação à partilha de experiências em projetos de transformação urbana de bairros.

Palestrante

Alice Cabaret é especialista em estratégias urbanas e especialista em desenvolvimento de bairros. Atualmente ela é Diretora de GRIND e responsável pela Propertuity, a empresa sul-africana responsável pela criação e desenvolvimento do Maboneng Precinct, em Johanesburgo. É autora do livro “Back to the Streets”, uma pesquisa sobre a “walkability” (caminhabilidade) em Johanesburgo.

Renovação Urbana Inclusiva através da Inovação

  • Data: 17 de abril, quinta-feira
  • Horário: 18:30
  • Local: Studio-X Rio
  • Endereço: Praça Tiradentes, 48, Rio de Janeiro – RJ

Via Studio-X Rio

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Palestra “Renovação Urbana Inclusiva através da Inovação” no Studio-X Rio" 16 Abr 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-189334/palestra-renovacao-urbana-inclusiva-atraves-da-inovacao-no-studio-x-rio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.