Residências em Hualien: o projeto de habitação mais sinuoso já proposto pelo BIG

Residências em Hualien: o projeto de habitação mais sinuoso já proposto pelo BIG

O escritório Bjarke Ingels Group revelou seu mais recente - e certamente mais verde e "sinuoso" - projeto de habitação. Embora ainda esteja em andamento, o Hualien Residences, um complexo residencial em um balneário em Taiwan, consiste em uma "paisagem de faixas" verdes que se assemelham a montanhas. O projeto, que incorpora trajetos para caminhadas, espaços de contemplação e um ponto de observação, já foi eleito como um dos finalistas do prêmio MIPIM 2014 por seu uso do design como um meio de encorajar um estilo de vida saudável e ativo para os moradores do complexo, que serão majoritariamente idosos.

Cortesia de BIGCortesia de BIGCortesia de BIGCortesia de BIG+ 41

Cortesia de BIG
Cortesia de BIG

Dos arquitetos. A TLDC, uma importante encorporadora de Taipei, obteve recentemente licença para transformar uma antiga região industrial em um resort balneário de nível mundial. O terreno tem um enorme potencial para visuais, já que se localiza contra a costa e próximo à interseção de dois deltas. A cadeia de montanhas de Taiwan pode ser vista a oeste, enquanto que a leste pode-se desfrutar de vistas para o mar. 

Cortesia de BIG
Cortesia de BIG

Para o masterplan do resort, uma linguagem de faixas de paisagem cria um terreno montanhoso que receberá programas comerciais e residenciais, ecoando as distantes montanhas naturais. As faixas estão dispostas de leste a oeste, emoldurando as melhores perspectivas, ao passo que também constituem um eficiente sistema de sombreamento. O ofuscamento solar matinal (causado pelo sol baixo) e o insolamento de final de tarde são facilmente bloqueados pelas faixas, ao passo que a luz favorável de norte e sul penetram as unidades. Além disso, as coberturas verdes reduzem o ganho de calor e, combinadas com a implantação em faixas, compõem um masterplan energeticamente eficiente.

Cortesia de BIG
Cortesia de BIG
  • Arquitetos

  • Localização

    Huágōng 1st Road, Jian Township, Hualien County, Taiwan (ROC) 973
  • Arquitetos responsáveis

    Bjarke Ingels, Jakob Lange
  • Diretor de projeto

    André Schmidt
  • Arquiteto do projeto

    Cat Huang
  • Project Architect

    Min Ter Lim
  • Equipe de projeto

    Anu Leinonen, Eric Li, Andrew Lo, Camila Luise de Andrade Stadler, Hsiao Rou Huang, Junjie Yan, Song He, Christin Svensson, Eivor Davidsen, Chris Beaudin, Eduardo Camarena, Ambra Chiesa, Gwendoline Eveillard, Agnieszka Kwiecien, Andreas Mullertz, Johanna Nenander, Alberto Herzog Ruiz de Alegri, Richard John Seymour, Ying zhang, Dominik Mrozinski, Horia Spirescu, Lola Conte, Laura Wätte, Mathias Bank, Kasper Reimer Hansen, Jinho Lee
  • Colaboradores

    RJ Wu, Arup, Glessner Group
  • Área

    120000.0 m2
  • Ano do projeto

    2009
  • Fotografias

    Courtesy of Cortesia do BIG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Huágōng 1st Road, Jian Township, Hualien County, Taiwan (RC) 973

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: Quirk, Vanessa. "Residências em Hualien: o projeto de habitação mais sinuoso já proposto pelo BIG" [Hualien Residences / BIG] 07 Abr 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-187938/residencias-em-hualien-o-projeto-de-habitacao-mais-sinuoso-ja-proposto-pelo-big> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.