O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casa de Veraneio em Calonge / Fuses i Viader Architects

Casa de Veraneio em Calonge / Fuses i Viader Architects

Casa de Veraneio em Calonge / Fuses i Viader Architects
Casa de Veraneio em Calonge / Fuses i Viader Architects, © Duccio Malagamba
© Duccio Malagamba

Numa parcela de 1,8 hectares, com luz de norte e boas vistas ao mar, se projetou a casa para uma família de cinco pessoas, com espaços complementares e abertos. A casa está situada na parte inferior do terreno para facilitar a proximidade à praia e a distanciar-se da rua e dos vizinhos. Duas asas com tetos de cobre conectam-se num ponto central, onde se encontra a entrada e a escada que leva ao nível térreo.

© Duccio Malagamba

A forma triangular da planta genera-se pelas vias internas previstas no programa e uma exploração ótima das vistas. Com a localização na parte inferior do terreno, o teto do edifício converte-se numa quinta fachada da casa, e talvez a mais importante, sendo visível desde o acesso. A geometria geral dá à casa uma condição “topográfica” de continuidade com o resto do jardim existente.

© Duccio Malagamba

Todos os dormitórios têm vista ao mar; esta prioridad fez necessário dispor as janelas orientadas a norte. Em consequência, uma clarabóia orientada ao sul está construída para oferecer uma segunda entrada de luz natural. O dormitório principal forma um corpo situado na parte mais próxima à praia e isolado do resto da casa.

Planta 1

A zona com a melhor orientação está reservada para a sala de estar e jantar. É acessada a pé em torno a um pátio interior da piscina, que isola o espaço central da sala, entre dois espelhos opostos de água: um reservatório artificial e a superfície natural do mar. Este espaço conta com um generoso pano de vidro, com vistas à paisagem circundante.

A planta baixa contém os espaços auxiliares: escritórios, academia, sauna, depósito e dormitórios. A piscina, localizada no centro da casa, penetra em seu interior junto à sala. Duas garagens exteriores estão dispostas fora da casa: uma conectada com a cozinha e outra com uma prolongação da academia e do dormitório de convidados.

Fachadas 1

Inicialmente, o exterior da planta baixa foi planejado para ter uma parede com terminações de pedra seca, em continuidade com as paredes vizinhas, com a primeira planta com fachada de concreto e teto de zinco. Porém, mais tarde, ao ver as primeiras paredes de concreto construídas, os proprietários sugeriram a possibilidade de mantê-las assim, o que fez com que se mudasse o conceito original. Finalmente, se desenvolveu uma fachada de pedra de granito, a fachada superior de madeira com persianas de concreto e um teto de lâmina de cobre.

© Duccio Malagamba

O sistema de apoio dos grandes volumes do edifício, concebido originalmente como vigas atirantadas, se resolveu com um sistema de pilaretes de aço cilíndricos de 16 cm de diâmetro. Sua delgadez e suas inclinações arbitrárias se relacionam formalmente com o pinhal circundante e ajudam a potencializar o peso visual das asas dos dormitórios e da sala de estar/jantar.

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Interiores: Montse Nogués
  2. Estrutura: Blázquez-Guanter
  3. Colaboradores: Carla Arruebo, Pilar Arbonés, Dolors Bosch, Silvina Mayer, Josep Ribes, Jordi Serra

Cita: Igor Fracalossi. "Casa de Veraneio em Calonge / Fuses i Viader Architects" 07 Jan 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/18596/casa-de-veraneio-em-calonge-fuses-i-viader-architects> ISSN 0719-8906