O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Pavilhão
  4. China
  5. Atelier FCJZ
  6. Vertical Glass House / Atelier FCJZ

Vertical Glass House / Atelier FCJZ

Vertical Glass House / Atelier FCJZ
Vertical Glass House / Atelier FCJZ, Cortesia de Atelier FCJZ
Cortesia de Atelier FCJZ

Cortesia de Atelier FCJZ Cortesia de Atelier FCJZ Cortesia de Atelier FCJZ Cortesia de Atelier FCJZ + 22

  • Arquitetos

  • Localização

    Xangai, China
  • Arquiteto responsável

    Yung Ho Chang
  • Arquiteto do projeto

    Lu Bai
  • Equipe de projeto

    Li Xiang Ting, Cai Feng
  • Cliente

    West Bund
  • Área

    170.0 m2
Cortesia de Atelier FCJZ
Cortesia de Atelier FCJZ

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Vertical Glass House foi projetada por Yung Ho Chang como uma proposta para a Competição Anual de Residências Shinkenchiku, organizada pela revista Japan Architect em 1991. Na ocasião, Chang recebeu menção honrosa pelo projeto. Vinte e dois anos depois, em 2013, a West Bund Biennale of Architecture and Contemporary Art decidiu construir a casa como um de seus pavilhões permanentes.

Cortesia de Atelier FCJZ
Cortesia de Atelier FCJZ

A Vertical Glass House é um protótipo de residência urbana e discute a noção de transparência na verticalidade, ao passo que também serve como crítica à transparência modernista horizontal ou à casa de vidro que sempre se abre para a paisagem sem proporcionar privacidade. Este projeto, ao deslocar a noção da clássica casa de vidro, se torna, por um lado, espiritual: com paredes fechadas e pisos e cobertura transparentes, a casa se abre ao céu e à terra, posiciona o habitante entre ambos e cria um lugar para meditação. Por outro lado, a Vertical Glass House é material: a transparência vertical conecta visualmente todas os ambientes, instalações e mobiliário dos diferentes níveis, bem como a escada, em um sistema de domesticidade e proporciona outra leitura da teoria moderna da "Arquitetura como um máquina de morar."

Corte A
Corte A

A estrutura, erguida em Xangai em 2013, foi bastante baseada no projeto de 22 anos atrás, de Chang, desenvolvido pelo Atelier FCJZ. Com uma projeção de menos de 40m², a residência de 4 pavimentos é envolvida por sólidas paredes de concreto que proporcionam pouca conectividade visual com o entorno imediato. As paredes externas foram moldadas em formas de madeira rústica, enquanto que as internas em painéis perfeitamente lisos, criando um contraste entre as texturas interna e externa. Dentro do envólucro de concreto, uma coluna metálica se posiciona no centro do espaço, com vigas metálicas dividindo os espaços em quatro partes que abrigam as atividades domésticas. Todas as lajes da casa, compostas por painéis de vidro temperado de 7 cm de espessura, se projetam em balanço para além da casca de concreto através de rasgos na fachada. O perímetro de cada laje de vidro é iluminado por dentro da casa; portanto, a luz irradiada pelo vidro à noite transmite uma atmosfera mística para quem passa por perto da obra.

Cortesia de Atelier FCJZ
Cortesia de Atelier FCJZ

A Vertical Glass House será administrada pela West Bund Biennale como uma residência individual para artistas convidados.

Desenhos originais
Desenhos originais

Cita: "Vertical Glass House / Atelier FCJZ" [Vertical Glass House / Atelier FCJZ] 20 Mar 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/183581/vertical-glass-house-slash-atelier-fcjz> ISSN 0719-8906