Vencedor EUROPAN12: A cidade adaptável. Inserção de ritmos urbanos

Vencedor EUROPAN12: A cidade adaptável. Inserção de ritmos urbanos
  • Concurso

    EUROPAN12
  • Prêmio

    Menção Especial
  • Nombre de la Obra

    A cidade adaptável. Inserção de Ritmos Urbanos
  • Arquitetos

    Lorena Valero, Jose Ramón Martínez, Enrique Víctor
  • Ano do Projeto

    2013
  • Fotografias

Seguindo com os resultados do Concurso Europan 12, mostramos a seguir a proposta que obteve Menção Especial, desenvolvida por Lorena Valero, Jose Ramón Martínez e Enrique Víctor para a cidade de Helsinki, Finlândia,

Descrição dos arquitetos. O objetivo da proposta é criar um bairro híbrido e autossuficiente na cidade de Helsinki, que complemente as regiões de Laakson e Aurora. Entendemos o bairro como um nó de atividades onde a vida privada e a vida em comunidade se entrelaçam, definindo novos modos de convivência e apostando na vida coletiva.

Imagem 02. Cortesia de Sensorial Hug

Projetamos um novo território... uma paisagem artificial, um edifício híbrido, um passeio sensorial onde se pode desfrutar do entorno. O edifício se vincula e se adapta à topografia e à vegetação existentes, complementando as preexistências e dinamizando as relações sociais. 

Todos os diferentes programas se intercalam com as construções de habitações e hospitais existentes, complementando-as e permitindo-lhes recuperar sua função hospitalar.

Planta da habitação 01
Esquema 04. Cortesia de Sensorial Hug

O projeto se desenvolve em faixas que harmonizam o conjunto, adaptando-o ao território. Assim, estas faixas de estendem para cima ou para baixo seguindo as curvas de nível da topografia, o que permite a criação de acessos onde estes forem necessários.

As faixas repetem, em corte, o esquema da rua comercial, com terraços que unificam a proposta.

Planta 01

A estes módulos de rua comercial + terraços acrescentar-se-á um terceiro programa de acordo com as necessidades específicas. As ruas comerciais serão cobertas porém abertas, permitindo, assim, a integração dos habitantes com a paisagem.

Esquema 03. Cortesia de Sensorial Hug

Os espaços intersticiais entre os edifícios novos e os preexistentes servem a ambos e permitem a criação de novos espaços públicos onde o natural e o artificial convivem.

Planta da habitação 04

Assumimos que, durante o processo de desenvolvimento e construção da proposta, passaremos por diversos ciclos, já que vivemos numa sociedade bastante vulnerável. É por isso que planejamos a proposta em três etapas. O edifício crescerá de modo inteligente segundo as necessidades do programa e poderá se adaptar no decorrer dos anos.

Planta da habitação 03

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Text Message Html

Cita: Galdames, Daniela. "Vencedor EUROPAN12: A cidade adaptável. Inserção de ritmos urbanos" [Ganador EUROPAN12: La Ciudad Adaptable. Inserción de Ritmos Urbanos] 20 Mar 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-183275/vencedor-europan12-a-cidade-adaptavel-insercao-de-ritmos-urbanos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.