Dafne Editora organiza a conferência "Brasília 1957–1980: Arquitetura e artes em confronto", com Guilherme Wisnik

Dafne Editora organiza a conferência "Brasília 1957–1980: Arquitetura e artes em confronto", com Guilherme Wisnik

No dia 27 de março a Dafne Editora recebe Guilherme Wisnik para a conferência “Brasília 1957–1980: Arquitetura e artes em confronto” sobre os processos, nem sempre pacíficos, através dos quais a música e as artes plásticas se envolveram na construção de significados para arquitetura moderna.

Projetada em 1957, Brasília foi inaugurada três anos depois, coroando a bem sucedida “formação” da arquitetura moderna brasileira e o otimismo desenvolvimentista do governo Juscelino Kubitschek, sob o som da Sinfonia da Alvorada de Tom Jobim e Vinícius de Moraes.

Dez anos depois, a nova capital – tomada em 1964 como a sede do poder militar no país – reaparecia como o cenário monstruoso da canção Tropicália de Caetano Veloso, hino do movimento de contracultura. “Bossa” era igualada a “palhoça”, e Brasília, signo progressista do futuro, passava a soar como reencarnação dos arcaísmos nacionais, monumento aberrante plantado no Planalto Central do país, com edifícios sem porta.

A idealização do progresso estava sob o ataque das artes, em obras como “Brasil diarreia” de Hélio Oiticica ou a carnavalização antropofágica de Zé Celso Martinez Corrêa. Em 1980, no filme "A Idade da Terra", Brasília foi o cenário escolhido por Glauber Rocha para filmar a vida de Cristo no Terceiro Mundo, em tom sebastianista, escancarando a face épica e contraditória desse grande símbolo.

As artes unidas contra a arquitetura? Qual a resposta da arquitetura brasileira contra esse golpe mortal?

Guilherme Wisnik é arquiteto pela Universidade de São Paulo (FAU-USP), onde ensina História da Arte e da Arquitetura. É autor de monografias sobre Lucio Costa (Cosac Naify, 2001) e Caetano Veloso (Publifolha, 2005). A sua tese de doutoramento explora as relações entre arte e arquitetura contemporânea (Dentro do nevoeiro, 2012). Atua como crítico e curador, tendo sido Curador Geral da Bienal de Arquitetura de São Paulo em 2013, Cidade: modos de fazer, modos de usar.

  • Título

    Conferência "Brasília 1957–1980: Arquitetura e artes em confronto"
  • Website

  • Organizadores

  • De

    27 de Março de 2014 09:30 PM
  • Até

    27 de Março de 2014 11:00 PM
  • Onde

    Cinema Passos Manuel
  • Endereço

    Rua Passos Manuel 137, 4000 Porto, Portugal

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Dafne Editora organiza a conferência "Brasília 1957–1980: Arquitetura e artes em confronto", com Guilherme Wisnik" 12 Jun 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-181595/dafne-editora-organiza-a-conferencia-brasilia-1957-nil-1980-arquitetura-e-artes-em-confronto-com-guilherme-wisnik> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.