O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Bibliotecas
  4. México
  5. Taller 6A
  6. 2012
  7. A Cidade dos Livros e Imagens / Taller 6A

A Cidade dos Livros e Imagens / Taller 6A

  • 21:00 - 6 Março, 2014
  • Traduzido por Naiane Marcon
A Cidade dos Livros e Imagens / Taller 6A
A Cidade dos Livros e Imagens / Taller 6A, © Jaime Navarro
© Jaime Navarro

© Jaime Navarro © Jaime Navarro © Jaime Navarro © Jaime Navarro + 37

  • Arquitetos

  • Localização

    Plaza de La Ciudadela, Centro, Cuauhtémoc, 06000 Cidade do México, Distrito Federal, México
  • Arquiteto responsável

    Bernardo Gómez-Pimienta, Alejandro Sánchez
  • Área

    25450.0 m²
  • Ano do projeto

    2012
  • Fotografias

  • Colaboradores

    Luis Enrique Mendoza, Alejandro Juárez, José Barreto, Alfredo Cortes, Christian Santillano, Iván Rey Martínez, Alejandra Aguirre, Edgar González, Mariana Ruiz, Homero González, Raymundo Valderrama, Luis Felipe Márquez, Ana María Martínez, Lourdes Lozano, Monserrat Díaz, Roberto Andonie, Otto Pérez, Sebastián Navarro, Álvaro Rodríguez, Héctor Fuentes, Andrea García, José Manuel Estrada, Juvencio Nuñez, Gerardo Estrada, Freddy Jafet, Flor Rodriguez
  • Modelo

    Patricia Aguerrebere
  • Renders

    Erick Barrón
  • Design

    Varela + Kimura
  • Paisagismo

    Entorno Taller de Paisaje
  • Mais informações Menos informações

Plano Diretor

© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

“La Ciudadela” é um edifício do final do século XVIII e foi concebido como Royal Tobacco Factory da Espanha. Foi construído na fronteira da cidade colonial do México e teve diversas funções ao longo do tempo: quartel militar, prisão, fábrica de armas, escola, e, desde 1946, biblioteca. Na verdade, foi a primeira biblioteca, desse tipo, no México. Em 1987, foi realizada uma grande intervenção, projetada por Abraham Zabludovsky, na qual os quatro pátios principais e o central foram cobertos com estruturas como guarda-chuvas. A intervenção atual no edifício histórico busca: a) reconhecer o programa das diferentes atividades para um funcionamento mais lógico e eficiente; b) recuperar o caráter do edifício retomando a função dos pátios originais e restaurando os caminhos, atravessando de norte a sul e pelo perímetro do edifício; c) melhorar as condições de luz e ventilação naturais para um uso melhor e mais racional da energia e dos recursos disponíveis; d) atender as exigências de acessibilidade ao usar guias e sinais táteis e rampas em uma topografia que elimine qualquer tipo de degrau nas áreas comuns; e e) atualizar as instalações e equipamentos da biblioteca de acordo com os usos e as necessidades de interconectividade da vida moderna.

© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

Biblioteca Infantil

© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

O projeto para essa área garante a segurança das crianças. A seção ao lado da rua abriga a área Braille, um espaço multifuncional, ensino digital, brinquedoteca e uma área especializada para bebês, tudo organizado ao redor de um pátio; a segunda, ao redor de um jardim que conecta esta área ao pátio central do edifício, contém a biblioteca geral e a área de oficinas; esta diferenciação de seções permite a divisão entre áreas de lazer e leitura, para evitar distrações na última. No interior, prateleiras e os pontos de controle se misturam a elementos circulares independentes adaptados às necessidades que permitem o fluxo livre, um contato visual geral da área, e pequenos grupos de crianças em seu interior.

Livraria "Alejandro Rossi"

© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

Concebida não apenas para venda mas também como uma área de exposição, a livraria se localiza em dois espaços simétricos separados pelo corredor norte-sul da "Cidade dos Livros em La Ciudadela”: um para livros em geral, outro para material infantil e jovem. Nos dois casos, o acesso contem o controle e os caixas  enquanto um espaço longo e estreito funciona como uma cobertura que varia em profundidade: nas paredes, funciona abrigando livros, telas e assentos; na cobertura, esconde as luzes e MEP; no piso, forma uma malha, coberta com vidro, que recebe livros, objetos e outras coisas para exibição para identificar cada bloco da livraria com o tipo de público que vai receber.

Planta térreo
Planta térreo
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "A Cidade dos Livros e Imagens / Taller 6A" [ The City of the Books and the Images / Taller 6A] 06 Mar 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Marcon, Naiane) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/181491/a-cidade-dos-livros-e-imagens-slash-taller-6a> ISSN 0719-8906