O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Centro De Visitantes
  4. Reino Unido
  5. Denton Corker Marshall
  6. 2013
  7. Centro de Visitantes Stonehenge / Denton Corker Marshall

Centro de Visitantes Stonehenge / Denton Corker Marshall

  • 19:00 - 1 Março, 2014
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Centro de Visitantes Stonehenge / Denton Corker Marshall
Centro de Visitantes Stonehenge / Denton Corker Marshall, © Peter Cook
© Peter Cook

© Peter Cook © Peter Cook © Peter Cook © Peter Cook + 30

  • Engenheiros Estruturais

    Sinclair Knight Merz
  • M&E consultoria

    Norman Disney Young
  • Técnico

    Firmingers
  • Supervisor

    Chris Blandford Associates
  • Arquiteto Paisagista

    Chris Blandford Associates
  • Diretor de Projeto

    Gardiner + Theobald Main contractor: Vinci Construction UK
  • Cliente

    English Heritage
  • Orçamento

    £27M
  • Mais informações Menos informações
© Peter Cook
© Peter Cook

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo Centro de Visitantes Stonehenge de Denton Corker Marshall abriu suas portas no dia 18 de dezembro, para receber os mais de um milhão de visitantes que vem a cada ano para conhecer antigo local, agora transformado.

Planta de Situação
Planta de Situação

Situado a 1,5 km a oeste do círculo de pedra na Airman’s Corner, justamente no local definido como Patrimônio da Humanidade, mas fora da vista do monumento, o novo centro de visitantes foi desenhando com um toque especial de luz na paisagem - um edifício de discreto e sensível à seu entorno.

© Peter Cook
© Peter Cook

Localizado no relevo acidentado de Salisbury Plain, o projeto consiste em um grupo sutil de caixas simples que se apoiam sob uma plataforma de pedra calcária, tudo protegido por uma cobertura ondulada e perfurada.

© Peter Cook
© Peter Cook

Barrie Marshall, diretor do Denton Corker Marshall disse, "O desenho do centro está baseado na ideia que é um prelúdio do Stones, e sua forma arquitetônica e o caráter não deve de nenhuma maneira diminuir seu impacto visual, sentido de força atemporal e potente composição escultórica.

© Peter Cook
© Peter Cook

Enquanto o Stones está exposto, massivo e propositalmente posicionado, o centro está coberto, leve e informal. E enquanto o Stones parece estar incrustado na terra, o centro se apoia em sua superfície".

Fachada Leste
Fachada Leste

Três ranhuras, com acabamento em diferentes materiais, criam o principal espaço. O maior, revestido de madeira, abriga o museu e os serviços. O segundo maior, revestido em vidro, acomoda a base educativa, um elegante café e as instalações comerciais. Situado entre eles está o terceiro, de longe o menor, é revestido em zinco, e oferece os serviços de bilheteria e guias.

© Peter Cook
© Peter Cook

Apoiada sobre 211 colunas inclinadas  irregularmente posicionadas, encontra-se uma cobertura de metal revestida na parte inferior com painéis de zinco formando uma complexa geometria que reflete a geografia local.

© Peter Cook
© Peter Cook

Foram utilizados materiais locais, recicláveis e renováveis, sempre quando possível. A paleta de materiais inclui os de revestimento feitos em madeira de castanheira e pedra calcária de Salisbury.

Stephen Quinlan, sócio do Denton Corker Marshall, disse: "Várias estratégias foram adotadas no projeto para assegurar que o centro respeite o meio ambiente e utilize os recursos naturais de uma maneira responsável.

Fachada Norte
Fachada Norte

Elas vão desde as características de proteção solar natural utilizando a copa das árvores, que favorece ventilação natural e reduz a necessidade de refrigeração nos espaços, até as soluções mais técnicas, como as bombas de calor e isolamento de alta eficiência".

O novo edifício permite que Stonehenge possua instalações dedicadas à ele, para a educação e interpretação, pela primeira vez, com exposições de qualidade de um museu que contam a história do monumento de 5.000 anos.

Do novo centro, os visitantes podem ir caminhando até o monumento ou dar um passeio motorizado de dez minutos. Durante o passeio, o Stonehenge emerge lentamente no horizonte ao leste.

© Peter Cook
© Peter Cook

O Dr. Simon Thurley, diretor executivo do Patrimônio Inglês, disse: "Durante muito tempo, a valorização do Stonehenge pelas pessoas é de que esse monumento é misterioso, impressionante mais anônimo. O próprio período Neolítico é quase uma extensão obscura do tempo, coberto por muitas noções antiquadas. Queremos que as pessoas venham aqui e saiam com um novo ponto de vista".

Também haverá uma galeria ao ar livre incluindo a reconstrução de três casas Neolíticas, baseadas na estranha evidência forense encontrada próxima ao Stonehenge. Essas casas serão construídas por voluntários capacitados e devem ser finalizadas para a Páscoa de 2014.

© Peter Cook
© Peter Cook

Projeto Sustentável

O edifício está desenhado com sensibilidade para ser assentando de uma maneira leve sobre a paisagem. Reversibilidade - capacidade de devolver ao local o seu estado natural - foi um conceito fundamental do projeto. O edifício vai perdurar o tempo que for necessário, mas poderá, se for o caso, ser retirado do local com um baixo impacto permanente na paisagem.

Isso se consegue construindo sobre uma base de concreto que é assentada em área de "enchimento" com um recorte mínimo no solo. A construção moderna, o uso excessivo de colunas esbeltas de metal, paredes leves emolduradas e espaços semi-externos permitem que a profundidade das fundações seja minimizada.

© Peter Cook
© Peter Cook

Outras características ecológicas incluem:

- Um sistema aberto de terra como fonte de calor que bombeia água subterrânea através de um elemento que injeta/extrai a energia térmica. Isso permite o aquecimento da construção e proporciona um resfriamento sem a necessidade de combustíveis fósseis.

- Paredes totalmente isoladas - o revestimento de madeira está feito de painéis estruturais isolados (SIPS), que confere eficiência na construção, reduzindo ao mínimo o desperdício de material e assegura o bom isolamento do edifício.

Corte C C
Corte C C

- Modo de ventilação mista - o edifício será ventilado de modo natural quando as condições externas o permitam, transformado-se em um sistema de ventilação mecânica eficiente que permite que a energia térmica no ar de saída seja "recuperada", transferindo o fornecimento de ar, reduzindo a carga de aquecimento e economizando energia.

- "Água cinza", incluindo água da chuva coletada no terraço do edifício, será utilizada na parte da água mais requerida pelo centro de visitantes, por exemplo, para os sanitários. Outras águas - para beber - serão extraídas dos aquíferos, um recurso local e renovável.

- As instalações utilizarão tratamento de água no local para a sustentabilidade e para evitar a abertura de valas para as conexões da rede de água e esgoto.

© Peter Cook
© Peter Cook

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Denton Corker Marshall
Escritório
Cita: "Centro de Visitantes Stonehenge / Denton Corker Marshall" [Stonehenge Visitor Centre / Denton Corker Marshall] 01 Mar 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/179666/centro-de-visitantes-stonehenge-slash-denton-corker-marshall> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.