Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Peter Cook

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

100 Espaços públicos: de pequenas praças a parques urbanos

© DuoCai Photograph
© DuoCai Photograph

© Gianluca Stefani © Thomas Zaar © Tomasz Zakrzewski © Sebastien Michelini + 112

A chave para projetar ou recuperar com sucesso os espaços públicos de uma cidade é criar estratégias que favoreçam seu uso e os capacitem como ponto de encontro. Independentemente da escala, entre alguns dos aspectos mais importantes estão: o desenho informado pelas necessidades das pessoas; a consideração da escala humana; e uma mistura de usos que permita multifuncionalidade e flexibilidade e proporcione conforto e segurança. 

Para lhe inspirar a projetar lugares de encontro e lazer, de praças a parques, de mirantes a playgrounds infantis, reunimos a seguir 100 espaços públicos de todas as escalas. 

Fachadas recicláveis e duradouras: 20 edifícios revestidos em zinco

O zinco é um elemento natural extraído do minério. É a sigla ZN, que aparece na temida Tabela Periódica, aquela que tanto nos atormentava nas aulas de química. Através de um processo metalúrgico para a queima das impurezas, a redução do óxido de zinco e o refino, ele assume uma aparência muito mais amigável, que são as chapas, bobinas e rolos utilizados na construção civil. A principal característica deste material é sua maleabilidade, que permite que seja trabalhado facilmente, permitindo revestir complexas formas em fachadas e coberturas das construções.

Arquitetura Pneumática: o ar configurando espaços efêmeros

Strawberry Ice Cream Cone / Plastique Fantastique. Image © Miguel Oliveira and Bárbara Moreira 2
Strawberry Ice Cream Cone / Plastique Fantastique. Image © Miguel Oliveira and Bárbara Moreira 2

É inevitável que estruturas estáticas e pesadas venham à nossa mente quando pensamos em arquitetura . Mas pilares, vigas e lajes não são as únicas coisas que definem uma arquitetura, definitivamente.

A arquitetura pneumática é aquela constituída por materialidades leves, flexíveis, suportada por bases fixas, mas sem a capacidade de suportar a si mesma decorrente da leveza, com a função de cobrir um vão a partir da injeção de ar. Isto é, são estruturas conformadas a partir de membranas pneumáticas infladas por sistemas de ar que atuam de mesma forma como o mecanismo de um balão inflado por ar quente ou antigos zepelins preenchidos por um gás menos denso que o ar. Há dois grupos constituídos por estas estruturas, aquelas sustentadas pela pressão do ar e aquelas que são enrijecidas por ele.

Os 9 grupos mais inspiradores e audaciosos da arquitetura dos anos 60 e 70

A primeira viagem espacial à lua, os protestos anti-guerra generalizados, Woodstock e os hippies, comunidades rurais e ambientalismo, o Muro de Berlim, o movimento de libertação das mulheres e muito mais - as tumultuadas décadas de sessenta e setenta ocupam um lugar inesquecível na história da humanidade. Com as injustiças sendo questionadas abertamente e ideias radicais que propunham destituir muitas das convenções existentes em várias esferas da vida, as coisas não foram diferentes no mundo da arquitetura.

O mundo idealizado pelos modernistas foi logo questionado por experimentos utópicos dos grupos "anti-arquitetura" ou "design radical" dos 1960-1970. Restabelecendo a arquitetura como um instrumento de crítica política, social e cultural, elaboraram manifestos e projetos arrojados, experimentaram com a colagem, música, performance artística, mobiliário, design gráfico, zines, instalações, eventos e exposições. Enquanto certos indivíduos desta época como Cedric Price, Hans Hollein e Yona Friedman perduraram como importantes nomes na esfera do radicalismo e do não construído, o espírito revolucionário dessas décadas também viu o nascimento de vários jovens coletivos de arquitetura. No que há de mais excêntrico, veja a lista (de forma alguma exaustiva) de alguns grupos que ousaram questionar, cutucar, expandir, se rebelar, interromper e redefinir a arquitetura nos anos 60 e 70.

Monastério Stanbrook / Feilden Clegg Bradley Studios

© Tim Crocker © Tim Crocker © Tim Crocker © Tim Crocker + 49

West Yorkshire, Reino Unido

Em foco: Sir Peter Cook

Sir Peter Cook, o arquiteto, professor e escritor inglês celebra hoje seu 80º aniversário. Uma figura central no mundo da arquitetura há mais de meio século, Cook foi um dos fundadores do Archigram, grupo vanguardista dos anos 60. Atualmente, Cook leciona na University College London e dá palestras em todo o mundo.

Eastside City Park / Patel Taylor

© Peter Cook © Timothy Soar © Timothy Soar © Timothy Soar + 18

Birmingham, Reino Unido
  • Arquitetos: Patel Taylor
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2013

Divulgados os finalistas do RIBA London Awards 2016

Um total de 68 edifícios foram restritamente selecionados para o 2016 RIBA London Awards, inclusive projetos dos escritórios John McAslan + Partners, dRMM Architects, Níall McLaughlin Architects, Eric Parry Architects e Rogers Stirk Harbour. Todos os edifícios finalistas serão visitados e cuidadosamente avaliados por quatro jurados locais e os vencedores regionais serão contemplados para o RIBA National Award. Os finalistas do RIBA Stirling Prize - concedido ao o melhor edifício do ano do Reino Unido - serão os vencedores do RIBA National Award.

Confira, a seguir, a lista completa das obras finalistas.

The Studios / SOUP architects

© Peter Cook © Peter Cook © Peter Cook © Peter Cook + 17

Aldeburgh, Reino Unido
  • Arquitetos: SOUP architects
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2014

Casa Fitzrovia / West Architecture

© Peter Cook © Peter Cook © Peter Cook © Peter Cook + 11

London, Reino Unido

Centro de Visitantes Stonehenge / Denton Corker Marshall

© Peter Cook © Peter Cook © Peter Cook © Peter Cook + 30

Wiltshire, Reino Unido

AJ Divulga a Lista das Indicadas para Arquiteta do Ano de 2014

O Architects' Journal acaba de lançar a lista de indicadas para a sua premiação Women em Architecture Awards, que visa "elevar o perfil das mulheres arquitetas em um setor onde as mulheres ainda enfrentam um grau alarmante de discriminação."

Christine Murray, Editora do Architects’ Journal, comentou: "Estou muito feliz em anunciar a lista deste ano, que inclui as mulheres por trás da célebre Biblioteca de Birmingham, o novo desenvolvimento de Stonehenge e o Centro de visitantes Giant's Causeway. Os prêmios celebraram a excelência de projeto e a liderança - qualidades necessárias para ter sucesso como arquiteto - e especialmente entre as mulheres, que são sub-representadas na indústria da construção". Veja a lista, a seguir.

University of Limerick Medical School / Grafton Architects. Image © Dennis Gilbert Stonehenge Visitor Centre / Denton Corker Marshall. Image © Peter Cook Giants Causeway Visitor Centre / Heneghan & Peng Architects. Image © Hufton+Crow Red Bull Music Academy / Langarita-Navarro Arquitectos. Image © Miguel de Guzmán + 8