O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Vencedor do Concurso EUROPAN12: A cidade adaptável

Vencedor do Concurso EUROPAN12: A cidade adaptável

Vencedor do Concurso EUROPAN12: A cidade adaptável
Vencedor do Concurso EUROPAN12: A cidade adaptável, Planta e Corte
Planta e Corte

Seguindo com os resultados do Concurso Europan 12, mostramos abaixo a proposta ganhou o segundo lugar, na cidade de Don Benito, Espanha, desenvolvido por Jorge Ruiz Boluda e Javier Cortina Maruenda.

EUROPAN é um concurso bienal de idéias para projetos e participantes europeus, organizado em torno de um único tema e regulamento que serve para todos os participantes. A competição é voltada para com menos de 40 anos.

Sua última edição, nº 12, reuniu os participantes sob o tema "A Cidade Adaptável - Inserindo Ritmos Urbanos".

Don Benito em festas. Imagem Cortesia de Jorge Ruiz Boluda e Javier Cortina Maruenda
Don Benito em festas. Imagem Cortesia de Jorge Ruiz Boluda e Javier Cortina Maruenda

A CIDADE ADAPTÁVEL. CONSIDERAÇÃO AOS RITMOS URBANOS

A Resposta Urbana. Espaços de Oportunidade. Descrição dos arquitetos. Após análise da documentação e da visita ao local, foram consideradas as respostas às metas estabelecidas pela competição.

Reflexão Geral Sobre o Âmbito de Intervenção. Num contexto de crise econômica e incerteza sobre a evolução da construção, é tido como um dos pontos de partida a construção do metro quadrado mínimo para resolver os problemas, reduzindo os custos e proporcionando espaço livre para Don Benito.

Solução ao Problema de Estacionamento. A construção de um parque de estacionamento subterrâneo resolve o problema da falta vagas para veículos.

Implantação. Cortesia de Jorge Ruiz Boluda e Javier Cortina Maruenda
Implantação. Cortesia de Jorge Ruiz Boluda e Javier Cortina Maruenda

Liberar a parte traseira da igreja. Uma das operações chaves antes de qualquer construção é "limpar" a área de ação de edifícios de baixa qualidade.

Resolver as Novas Fachadas Urbanas. Estas operações de limpeza requerem a construção de uma nova fachada que resolva as fachadas cegas aparentes.

Fachadas
Fachadas

Reabilitação Energética de Fachadas. Dentro da política de intervenção mínima se propõe a utilizar os recursos econômicos disponíveis para melhorar casas já existentes na praça, reabilitando e melhorando suas eficiências energéticas.

Resolver a Conexão entre a Plaza de España e o Estacionamento. Cruzamentos de veículos e calçadas inadequadas e fracionadas em áreas de alto fluxo de pedestres nos levou a modificar as principais rotas de tráfego, reduzindo a passagem de veículos em frente ao mercado e à Câmara Municipal, criando um novo espaço para pedestres que conecta as três praças.

Esquemas
Esquemas

Gerar um Novo Espaço Público no Estacionamento. A idéia é gerar um novo espaço público único e versátil através de um sistema de antenas modulares que podem incorporar diferentes configurações de toldos ou outros elementos. Estes toldos, juntamente com os bancos e o novo piso, dará uma resposta unificada para as três praças.

Proposta de Ocupação e Definição de Usos. É proposta a construção de um centro para os empresários que vai resolver o problema das fachadas cegas e buscará dinamizar a economia local. Para os pequenos espaços vazios, optou-se por um programa habitacional e um pequeno centro de informações turísticas. Abaixo do solo, o estacionamento está situado na parte central para dar flexibilidade e liberdade para as possíveis construções estruturais no perímetro da praça.

Prancha 3.  Cortesia de Jorge Ruiz Boluda e Javier Cortina Maruenda
Prancha 3. Cortesia de Jorge Ruiz Boluda e Javier Cortina Maruenda

Em conclusão, procura-se responder às questões levantadas pelos concorrentes no dia da visita ao local:

"A cidade se encontra suficientemente equipada tanto em uso habitacional e comercial, porém com falta de espaços livres. Deixamos em aberto a forma de ocupação e alocação de usos, tanto públicos como privados".

segundo lugar

Competição : EUROPAN
Premio : Segundo Lugar
Projeto : Europan 12
Autores : Jorge Ruiz Boluda y Javier Cortina Maruenda, Don Benito (Badajoz)

Cita: Cabezas, Constanza. "Vencedor do Concurso EUROPAN12: A cidade adaptável" [Ganador EUROPAN12: La ciudad adaptable. Consideración de los ritmos urbanos] 23 Fev 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/178471/vencedor-do-concurso-europan12-a-cidade-adaptavel> ISSN 0719-8906