O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Habitação De Interesse Social
  4. França
  5. KOZ Architectes
  6. 2013
  7. Tete in L'air / KOZ Architectes

Tete in L'air / KOZ Architectes

Tete in L'air / KOZ Architectes
Tete in L'air / KOZ Architectes, © Cécile Septet
© Cécile Septet

© Cécile Septet © Cécile Septet © Cécile Septet © Cécile Septet + 24

© Cécile Septet
© Cécile Septet

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto localiza-se em um antigo bairro da classe trabalhadora no norte de Paris, em um terreno profundo e estreito.

Edifício Original
Edifício Original

Os edifícios existentes estavam em uma condição muito precária. No entanto, o briefing exigiu a preservação do edifício na rua para reter seu espírito pitoresco. Tivemos, também, uma sensação de que tinha havido uma vida social rica e densa aqui dentro que nos inspirou.

Corte
Corte

Nosso primeiro objetivo era criar um jardim generoso, aberto para o sul. É o caminho natural dos habitantes e funciona como um espaço intermediário entre a rua e o espaço íntimo do lar. Todas as salas de estar são abertas para ele, para conectarem-se a este pequeno pedaço de natureza urbana e aos vizinhos.

Detalhe
Detalhe

O edifício existente no lado da rua foi totalmente reformulado para acomodar apartamentos respondendo os padrões de vida atuais. Ele também ganha uma varanda com pé direito duplo com vista para o jardim e para a rua, e - mais importante - para fornecer acesso durante a construção do novo edifício ao longo do jardim.

Detalhe
Detalhe

A principal característica deste novo edifício é ser 100% em madeira. Uma forte convicção da nossa parte de que este material combina benefícios ecológicos e estéticos incomparáveis​, mas uma façanha em um país onde todos os regulamentos e hábitos de construção giram em torno do concreto! Do piso ao teto, tivemos que inventar novas soluções para resolver problemas estruturais, acústicos e térmicos. Uma espécie de uso de alta tecnologia de um material de baixa tecnologia, trazendo o desempenho ambiental global, excedendo os padrões atuais.

© Cécile Septet
© Cécile Septet

Mesmo que um edifício em madeira requeira um alto grau de disciplina e rigor, o ritmo lúdico das caixas de madeira que pontuam a fachada perturbam a ordem construtiva racional e dão lugar a um caráter espontâneo. A posição aleatória das caixas fazem com que o layout de cada apartamento seja único e permite diferentes usos. Pequenos pátios na parte traseira do edifício abrigam os jardins privados, no piso térreo, e ajudam a trazer luz natural para todos os banheiros.

© Cécile Septet
© Cécile Septet

A colocação gráfica do revestimento de madeira fragmenta ainda mais a percepção do volume construído, dá um tom calmo e valoriza a presença da madeira natural bruta. Ela ajuda a misturar a arquitetura com o jardim e forma o caminho ondulado de madeira e o terraço, flutuando ao redor de árvores delicadas e flores silvestres. Assim, torna o nosso jardim uma espécie de sala de estar ao ar livre, dando boas-vindas para a pequena comunidade de habitantes. Em última análise, afirmamos que a habitação social ainda pode ser o lugar para promover utopias sensíveis de pequena escala de bem-estar e orgulho.

Modelo Estrutural
Modelo Estrutural

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Tete in L'air / KOZ Architectes" [Tete in L'air / KOZ Architectes] 20 Fev 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Helm, Joanna) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/178206/tete-in-lair-slash-koz-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.