O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Estádio Olímpico
  4. China
  5. Interval Architects
  6. 2013
  7. 1/2 Stadium / Interval Architects

1/2 Stadium / Interval Architects

  • 16:00 - 17 Fevereiro, 2014
  • Traduzido por Pedro Vada
1/2 Stadium / Interval Architects
1/2 Stadium / Interval Architects, © GU Yunduan
© GU Yunduan

© GU Yunduan © GU Yunduan © GU Yunduan © GU Yunduan + 33

  • Arquitetos

  • Localização

    Beijing Huangzhuang Vocational Senior High School Branch School, Shijingshan, Pequim, China, 100040
  • Arquiteto Responsável

    Oscar KO, GU Yunduan
  • Área

    17000 m²
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

© GU Yunduan
© GU Yunduan

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto pede por uma intervenção no centro esportivo de uma escola pública de Pequim. Definimos o projeto como um 1/2 estádio por conta da escala, tamanho, expressão formal e uso de uma arquitetura que se posicionaria entre o estádio oficial e um campo de esportes vazio.

© GU Yunduan
© GU Yunduan

O centro está situado na parte norte da escola e um terço de seu espaço total passa o ano inteiro na sombra. O ambiente é carregado de energia negativa e solidão, algo muito contrastante em relação as variadas atividades desenvolvidas todos os anos no local. Originalmente o campo de esportes é composto por uma pista irregular rodeada por um palco a céu aberto, uma grande arquibancada, uma plataforma para hasteamento de bandeira, várias mesas de ping pong e duas quadras de basquete. No início, o diretor da escola pediu por uma renovação do palco existente, de 12m x 8m x 0.8m, e por uma arquibancada oposta a ele, com 120m de extensão. No entanto, acreditamos que em um terreno de 170 metros quadrados, uma mera reforma do palco e da arquibancada seria apenas um esforço fragmentado de melhorar a aparência dos componentes individuas da área.

Diagrama
Diagrama

O problema com o centro esportivo é que não existe sensação de identidade, uma relação coerente entre os vários programas que o compõe é mais do que necessária. Isso resulta em um problema sério, incluindo baixa visibilidade entre o palco e a arquibancada, pouco uso das mesas de ping pong e quadras de basquete e exclusão mútua entre programas e identidades ambíguas de todo o centro esportivo.

© GU Yunduan
© GU Yunduan

Contrária à sugestão fragmentada do cliente, oferecemos uma aproximação compreensiva, propondo uma estrutura descontínua em formato de loop que engloba todos os programas em um sistema único mas que ainda permite que cada programa mantenha sua independência operacional. 

© GU Yunduan
© GU Yunduan

O centro esportivo ganha mais identidade com o uso de uma única linguagem, tanto formal quanto material. Árvores existentes não se comportam mais como barreiras no terreno, mas sim como zonas-tampão que conectam diferentes programas. O palco a céu aberto com um grande telhado em balanço e o pavilhão do ping pong na parte norte eliminam a atmosfera negativa dessa zona sombreada. A continuidade horizontal criada pela escala transformaram o palco e o ping pong nas áreas mais articuladas no terreno. O pavilhão do ping pong também fornece mais assentos e atua como uma barreira para o vento.

© GU Yunduan
© GU Yunduan

As atividades que acontecem nesse centro esportivo variam de aulas de educação física até jogos no intervalo, de um encontro esportivo oficial até uma caminhada casual depois do almoço. Os diferentes programas e eventos, que se desenvolvem de maneira complexa nesse novo centro, resultam nesse tipo particular de arquitetura que chamamos de 1/2 estádio.

Diagrama
Diagrama

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Interval Architects
Escritório
Cita: "1/2 Stadium / Interval Architects" [1/2 Stadium / Interval Architects] 17 Fev 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Vada, Pedro) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/177345/1-slash-2-stadium-slash-interval-architects> ISSN 0719-8906