Casa Ga On Jai / IROJE KHM Architects

Casa Ga On Jai / IROJE KHM Architects
© Jong Oh Kim
© Jong Oh Kim

© Sergio Pirrone © Jong Oh Kim© Sergio Pirrone © Jeong Sik Mun+ 36

Seongnam-si, Coreia do Sul
  • Arquiteto Responsável:HyoMan Kim
  • Equipe:Kyung Jin-Jung, SeungHee-Song, SuKyung-Jang, JiYeon-Kim, EunJin-Sin, HyeJin-Kim, WooSin-Sim
  • Construtora:JEHYO
  • Área Do Terreno:643.5 m2
  • Área Construída:319.96 m2
  • Cidade:Seongnam-si
Mais informaçõesMenos informações
© Sergio Pirrone
© Sergio Pirrone

Descrição enviada pela equipe de projeto. Há 20 anos, o governo organizou em Gangnam “the house expo”, onde construiu esta “cidade expositiva” caracterizada por residências baixas; todos os terrenos pertencentes à “cidade” foram projetados por arquitetos já reconhecidos na Coreia, selecionados para participar do projeto. O lote de “GaOnJai” é um dos espaços que integra essa cidade monumental, seu proprietário decidiu construir a casa do zero, após demolir a antiga residência que ocupava o lote.

© Jong Oh Kim
© Jong Oh Kim

Bom aproveitamento do terreno e sustentabilidade: Para maximizar a eficiência do uso da terra, visando o ecologicamente correto, a qualidade dos espaços se tornou uma exigência importante do proprietário, que considerava os antigos ambientes da casa demolida estreitos, inúteis e escuros.

© Sergio Pirrone
© Sergio Pirrone

Áreas Reservadas: Para garantir privacidade, segurança, bloquear ruídos, fumaça e o olhar de passantes, foi solicitado uma composição introvertida para o projeto.

© Jong Oh Kim
© Jong Oh Kim
Planta de Cobertura
Planta de Cobertura
© Jong Oh Kim
© Jong Oh Kim

Aproveitamento da paisagem do entorno: A sala de estar deveria portar dinamismo – um enquadramento pitoresco das montanhas próximas foi uma das exigências feitas.

© Sergio Pirrone
© Sergio Pirrone

A casa, que possui uma identidade própria e referências à cultura coreana, foi solicitada pois acreditamos que essa cidade é uma representação do tipo de projeto residencial que se espera atualmente na Coreia.

© Jong Oh Kim
© Jong Oh Kim

Ao introduzir o conceito de “Madang”, o pátio interno tipicamente coreano, conseguimos satisfazer o desejo pelo espaço introvertido, a área reservada e ecológica. Trata-se de um espaço externo útil e com vida, com um bom aproveitamento da natureza.

© Sergio Pirrone
© Sergio Pirrone

Ao introduzir o conceito de “Ru”, também típico da arquitetura coreana, fomos capazes de englobar ao projeto a vista das montanhas próximas, mudando o eixo da sala de estar de forma a enquadra-las. O espaço situado abaixo do “Ru” é apenas o começo de uma sequência dramática de passeios e caminhos pelos espaços da casa, similar a uma caverna.

© Sergio Pirrone
© Sergio Pirrone

Por fim, ao introduzir o conceito “Cheoma”, o telhado em balanço, possibilitamos não apenas resistência contra o clima mas também revivemos a linguagem tradicional ao traduzi-la para a linguagem moderna. O uso de paredes de concreto com padrões exclusivos, derivadas das tradicionais paredes de pedra, faz referência ao passado.

© Sergio Pirrone
© Sergio Pirrone

Ao adaptar a topografia do terreno existente (baixo e alto Mandang), vários pisos alternados foram posicionados nos espaços internos, desenvolvidos com diferentes níveis que geram opções interessantes de passeio ao longo da casa. Essa adaptação natural também é parte da cultura arquitetônica da Coreia.

© Jong Oh Kim
© Jong Oh Kim

Todo o programa e espaços da casa foram posicionados de forma a integrar um percurso interessante dentro e fora do projeto, tanto visual quanto espacialmente. Esperamos que a vivência nessa casa continue surpreendendo por um longo período de tempo, proporcionando sempre um caminho diferente para os moradores dentro de seu próprio universo.

© Jeong Sik Mun
© Jeong Sik Mun

Orignialmente publicado em 17 de Fevereiro de 2014.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Ga On Jai / IROJE KHM Architects" [Ga On Jai House / IROJE KHM Architects] 26 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-177222/ga-on-jai-slash-iroje-khm-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.