O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Vencedor do concurso EUROPAN12: "Kalmar: Conservation, density and complexity"

Vencedor do concurso EUROPAN12: "Kalmar: Conservation, density and complexity"

Vencedor do concurso EUROPAN12: "Kalmar: Conservation, density and complexity"
Vencedor do concurso EUROPAN12: "Kalmar: Conservation, density and complexity", Cortesia de n´UNDO
Cortesia de n´UNDO

Apresentamos uma das 12 propostas vencedoras do concurso Europan 12: "Kalmar: Conservation, density and complexity". A proposta do escritório espanhol n´UNDO planeja uma intervenção que aborda a sustentabilidade econômica, social, ambiental e cultural, através de um desenvolvimento urbano baseado na densidade e complexidade, priorizando a conservação do entorno e do território.

A proposta se estrutura em três decisões fundamentais:

Não-construção, por respeito ao território e às áreas de alto valor ambiental que constituem a identidade de Kalmar. Consolidando e protegendo a paisagem e vazios existentes, através de uma restruturação de comunicações que re-defina a via principal como elemento integrador entre campo e cidade.

Prancha 1 Escala Regional
Prancha 1 Escala Regional

Minimização, com critérios de pouco impacto energético, ambiental e visual das novas construções. Modelo de urbanismo intensivo pontual, frente ao extensivo. Complexidade da trama urbana e em consequência do enriquecimento da trama social, mediante a diversificação de usos e tipologias. 

Prancha 2 Escala Interurbana
Prancha 2 Escala Interurbana

Reutilização de espaços e infraestruturas existentes, revisão e otimização das mesmas. Densificação da trama existente sem se afastar da escala humana. Proposta de desenvolvimento poli-cêntrico com a criação de novos centros.

Prancha 3 Escala urbana
Prancha 3 Escala urbana

O escritório desenvolve seu trabalho projetual com uma atitude, uma maneira de fazer re-arquitetura, intervindo no território e na cidade a partir da não-construção, da Minimização, da Reutilização e da Desmontagem.

Seu trabalho se baseia na crítica, debate e reflexão, de onde se desenvolve sua base teórica que dá lugar a diversas práticas e atuações baseadas na participação e na multidisciplinaridade. 

  • Concurso

    EUROPAN 12
  • Premio

    Vencedore
  • Nombre de la Obra

    Kalmar: Conservation, density and complexity
  • Arquitetos

  • Localização

    Kalmar, Suécia
  • Equipe de Projeto

    Verónica Sánchez Carrera, Indalecio Batlles Abad, Julia Font Moreno, Beatriz Sendín Jiménez.
  • Ano do Projeto

    2013

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este autor
Cita: Vergara, Enzo. "Vencedor do concurso EUROPAN12: "Kalmar: Conservation, density and complexity"" [Ganador EUROPAN12: Kalmar; Conservation, density and complexity] 22 Jan 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/169504/vencedor-do-concurso-europan12-kalmar-conservation-density-and-complexity> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.