O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Segundo Lugar no concurso para o Centro Cultural e Educacional da cidade de Diamante, Argentina

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Segundo Lugar no concurso para o Centro Cultural e Educacional da cidade de Diamante, Argentina

Segundo Lugar no concurso para o Centro Cultural e Educacional da cidade de Diamante, Argentina
Segundo Lugar no concurso para o Centro Cultural e Educacional da cidade de Diamante, Argentina, Cortesia da Equipe Segundo Lugar
Cortesia da Equipe Segundo Lugar

A competição de anteprojetos para a realização do Centro Cultural e Educacional da cidade de Diamante foi organizada pelo Colégio de Arquitetos da Província de Entre Rios.

"A competição tem como objetivo "refuncionalizar" o espaço onde ficava o Mercado Central - um edifício que ocupa quase um quarteirão no centro de Diamante e que abriga atualmente as atividades de grupos culturais e artísticos que realizam oficinas e ensaios. Devido a demanda recebida do Ministério do Planejamento, Infraestrutura e Serviços, os arquitetos inscritos na província são chamados a apresentar suas propostas "para responder às exigências de uma sociedade com um movimento cultural em constante crescimento e desenvolvimento. "

Aqui apresentamos a proposta vencedora do Segundo Lugar liderado por Rubén Edgardo Cabrera e Margarita Trlin.

Cortesia da Equipe Segundo Lugar
Cortesia da Equipe Segundo Lugar

Descrição dos arquitetos. Decidir o que é essencial em um programa num contexto urbano de valor patrimonial é relevante, especialmente quando se trata de um edifício público, uma vez que envolve uma interação forte e dinâmica com o urbano. O projeto busca uma reconciliação entre duas posições aparentemente opostas: conservação e renovação, e optar por conservar estabelecendo operações de continuidade e consolidação, fortalecendo a relação entre passado, presente e futuro. Esta decisão levanta uma re-leitura do lugar, considerando a complexidade programática, contextual, patrimonial e urbana.  

Cortesia da Equipe Segundo Lugar
Cortesia da Equipe Segundo Lugar

O programa é totalmente resolvido no piso térreo e um primeiro piso, consolidando a identidade urbana do setor composto por edifícios de valor patrimonial doméstico que definem o perfil de Diamante.

Planta do térreo
Planta do térreo

A proposta é visível a partir pontos emblemáticos do entorno, denotando a importância do Centro Cultural da cidade. O Mercado Antigo é destinado a Sala Multiuso, destacando-se no conjunto dada a sua importância na memória coletiva, a proposta de intervenção enfatiza a condição temporal e dinâmica da mesma, tradição e modernidade são articuladas em termos de escala, proporção e qualidade espacial.

Cortesia da Equipe Segundo Lugar
Cortesia da Equipe Segundo Lugar

O projeto se organiza em torno da ideia de um pátio central - definido pelos edifícios novos e preexistentes -, um espaço dinâmico, com continuidade dos fluxos e eventos onde o urbano é percebido como inacabado, a ser concluído. O térreo livre na rua Sarmiento, Hall do Centro Cultural e Educacional (expansão do bar e lugar de reunião de diversas expressões artísticas), permite transparência na vida ativa do complexo, aumentando a relação pátio-rua-cidade.

Cortesia da Equipe Segundo Lugar
Cortesia da Equipe Segundo Lugar

A implantação permite uma articulação fluída entre todos os componentes e uma conexão eficiente com o futuro Edifício Educacional, dada a clareza e continuidade da estrutura circulatória. Uma rua principal paralela liga os acessos e os vários setores em pavimentos superiores e inferiores. Os acessos são articulados através de um eixo que liga a entrada ao Auditório Foyer/Sala Multiuso pela rua Serrano e o Acesso/Hall pela rua Sarmiento. O Museu e o Diretório Cultural têm acessos independentes devido às suas atividades e horários

Corte
Corte

O foyer do Auditório e Sala Multiuso formam um espaço para usos alternativos, com o apoio ao Bar e ao Pátio. Grandes aberturas integram o Auditório, levando luz natural (controlada) e gerando perspectivas.

Cortesia da Equipe Segundo Lugar
Cortesia da Equipe Segundo Lugar

A estratégia de projeto adotada permite a abertura total ou parcial do Centro e assegura o funcionamento do Terminal atual, o que facilita a capacitação de parte do programa segundo as prioridades estabelecidas. A continuidade da circulação facilita o contingente de usos imprevistos, eventuais ou temporários e facilita a posterior incorporação do Edifício Educacional, sem interferência ou conflitos, e em ligação direta e clara com o Centro Cultural.

Etapas
Etapas

A proposta visa fornecer uma resposta criativa e racional para o programa, reforçando a identidade e evidenciando as pré-existências, procurando gerar um espaço público cultural educativo que contribua para desencadear sinergias e intensidades urbanas.

Fachada
Fachada

segundo lugar

Competição : Concurso Provincial de Anteproyecto Centro Cultural y Educativo Diamante Entre Ríos
Premio : Segundo Lugar
Projeto :
Autores : Ruben Edgardo Cabrera/ Margarita Trlin , Juan Martin Galán, Andrés Milos Suksdorf, Rodrigo Riera, Marcos Bearzot

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Constanza Cabezas
Autor
Cita: Cabezas, Constanza. "Segundo Lugar no concurso para o Centro Cultural e Educacional da cidade de Diamante, Argentina" [Segundo Lugar Concurso Provincial de Anteproyecto Centro Cultural y Educativo Diamante, Entre Ríos] 11 Jan 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/166922/segundo-lugar-no-concurso-para-o-centro-cultural-e-educacional-da-cidade-de-diamante-argentina> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.