Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Casa e Estúdio na Vila Romana / MMBB Arquitetos

Casa e Estúdio na Vila Romana / MMBB Arquitetos

© Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon + 50

  • Arquitetos: MMBB Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 435.0 sqm
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2006
  • Fotógrafo Fotografias: Nelson Kon
  • Equipe de Projeto

    Marina Sabino, Márcia Terazaki, Marina Acayaba, Rodrigo Brancher, Thiago Rolemberg
  • Engenharia Estrutural

    Kurkdjian e Fruchtengarten Engenheiros Associados
  • Esgenharia Mecânica

    Procion Engenharia
  • Interiores

    MMBB e Iran do Espírito Santo
  • Paisagismo

    Iran do Espírito Santo & Ana Cintra
  • Fundações

    Cepollina Engenheiros Consultores
  • Construção

    Bremenkamp Engenharia e Construção
  • Cliente

    Iran do Espirito Santo
  • Orçamento

    US $425,000
  • Área do Terreno

    500 sqm
Mais informações Menos informações
© Nelson Kon
© Nelson Kon

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esse projeto foi desenvolvido para um artista plástico com um duplo programa: casa e estúdio, a serem resolvidos espacialmente juntos e funcionalmente separados.

Foi construído num terreno de esquina extremamente inclinado, com 10 metros medidos entre os pontos mais alto e baixo de sua testada e que se confronta nas divisas com construções vizinhas sem recuos.

Planta da Casa
Planta da Casa

Corte B Maquete Planta Cobertura Implantação + 50

O terreno conta, no entanto, com frentes privilegiadas: ruas calmas e arborizadas, um largo na esquina e uma ampla vista do vale do Rio Tietê, o principal rio da cidade de São Paulo. O partido adotado procurou aproveitar estas condições.

A implantação alinhada com a grande empena cega vizinha e a volumetria regular e não destacada adotada procuraram fazer da nova construção um arremate do maciço construído da quadra, conferindo assim ao conjunto um sentido de unidade.

© Nelson Kon
© Nelson Kon

Para proporcionar simplicidade e conforto à vida doméstica, a casa teve todo seu reduzido programa resolvido num único nível. Independente do chão, este nível foi suspenso e envidraçado para desfrutar da atraente paisagem circundante.

© Nelson Kon
© Nelson Kon

O estúdio, ao contrário, foi acomodado em um volume cego semi-enterrado, próprio para o trabalho concentrado, com uma grande porta que permite, contudo, a integração espacial com o jardim fronteiro.

© Nelson Kon
© Nelson Kon

No topo desta “pedra”, no nível da entrada, entre a casa e o estúdio e no meio do terreno, tratado como um único jardim, foi previsto um pilotis para vários usos. Acolhimento, abrigo de carro e varanda protegida do sol e da chuva.

Corte D
Corte D

Para completar o conjunto dos espaços foi previsto um solário na cobertura, um “quintal” resguardado por parapeitos altos.

A estrutura é de concreto aparente moldado “in loco”. Os muros do perímetro do estúdio apóiam a laje da cobertura deste e contém, ao mesmo tempo, o terreno arrimado.

© Nelson Kon
© Nelson Kon

O volume superior da casa, de 12 metros de lado, é apoiado sobre quatro pilares, com balanços pronunciados. É constituído por duas lajes “cogumelo” de concreto protendido e por vedações não estruturais de concreto leve aparente, que foram executadas independentemente.

A edificação assim projetada resulta essencialmente simples, bruta, na sua constituição. É, porém, adoçada pelos elementos delicados de ajuste da construção – quebra-sóis, guarda corpos, caixilhos.

© Nelson Kon
© Nelson Kon

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa e Estúdio na Vila Romana / MMBB Arquitetos" [Vila Romana Residence / MMBB Arquitetos] 21 Dez 2011. ArchDaily Brasil. (Trad. Sambiasi, Soledad) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/16036/casa-e-estudio-na-vila-romana-mmbb-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.