O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Furnitures
  3. Mesa Solar / SURdico

Mesa Solar / SURdico

Mesa Solar / SURdico
Mesa Solar / SURdico, © SURdico
© SURdico

Em SURdico a experimentação é um recurso para novas pesquisas. Trabalha-se intensamente até surpreender-se com a magia de algo que esperava-se encontrar, algo que intuíamos ou, melhor ainda, algo que não esperávamos. Nosso trabalho foca em iluminar a identidade do sul. Não a entendemos, no entanto, como algo meramente folclórico, repetido infinitamente sem sentido. SURdico é este lugar e este tempo presente, projetado na América Latina, através de um caleidoscópio cosmopolita.

© SURdico
© SURdico

Súrdica é a Mesa Solar. Alp Group, desenvolvedor de energias renováveis, nos solicitou criar uma mesa solar para localizar na rua central do Design Center Metropolitana (CMD), na Cidade de Buenos Aires.

© SURdico
© SURdico

Este objeto experimental apresentado em 18 de outubro de 2013 no Festival Internacional de Design de Buenos Aires, fornece energia elétrica através de painéis solares e um sistema autônomo, onde o usuário pode conectar seu notebook ou seu carregador de baterias.

Planta e Fachada
Planta e Fachada

As premissas técnicas juntaram-se à necessidade de ser um objeto móvel -por encontrar-se dentro de um espaço multiuso- e a riqueza de CMD, com sua carga histórica, sua estrutura industrial e os novos barcos (contentores programáticos) ancorados em seu interior.

© Wochiwow
© Wochiwow

Madeira, ferro, vidro e "bicicletas" são materiais que se fazem presentes no ecossistema do antigo mercado. Aproveitando o vidro do painel solar, o tampo da mesa é uma superfície homogênea composta por vidros que, além de receber os raios do sol, refletem o espaço interior do edifício.

© Wochiwow
© Wochiwow

Para resolver a mobilidade, encontramos a resposta nas bicicletas estacionadas dentro do CMD. Dos quatro apoios da mesa, dois são rodas de bicicleta aro 28, sem câmaras ou revestimentos, para evitar a manutenção, substituição, e como detalhe de acabamento, uma borracha semi-dura foi inserida.

© Wochiwow
© Wochiwow

Em nossos trabalhos e experimentações investigamos a ligação do ferro e da madeira não como um revestimento de um sobre o outro, mas como incrustações. A estrutura de suporte da mesa é feita de perfis de ferro soldados. Os dois apoios fixos da mesa são uma combinação de chapas de ferro inseridas num poste de madeira, montados com varas roscadas e roscas continuando o sistema de união das rodas.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Catalina Gutiérrez
Autor

Veja mais:

Furnitures
Cita: Gutiérrez, Catalina. "Mesa Solar / SURdico" [Mesa Solar / SURdico] 11 Dez 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/159327/mesa-solar-slash-surdico> ISSN 0719-8906