O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. ELEA: Encontro Latino-americano de estudantes de Arquitetura, um artigo de Taller 9

ELEA: Encontro Latino-americano de estudantes de Arquitetura, um artigo de Taller 9

ELEA: Encontro Latino-americano de estudantes de Arquitetura, um artigo de Taller 9
ELEA: Encontro Latino-americano de estudantes de Arquitetura, um artigo de Taller 9, Oficina Manifesto ELEA. Imagem Cortesia de Comissão Organizadora XXIleleaMVD2013
Oficina Manifesto ELEA. Imagem Cortesia de Comissão Organizadora XXIleleaMVD2013

Com a revista digital argentina Taller 9, "uma revista onde os protagonistas são os estudantes. Onde o foco é sempre a partir do nosso ponto de vista", compartilhamos seu artigo sobre o ELEA, este encontro de estudantes que tem sua origem no Uruguai.

Há 23 anos, para celebrar a reabertura da revista Trazo (revista publicada pelo Centro de Estudantes da Faculdade de Arquitetura de UDELAR, Uruguai), foi proposto um encontro de estudantes. O EnconTRAZO. Esta reunião foi se difundindo, e se tornou um evento que chegou a somar mais de 2 000 pessoas de vários lugares da América Latina. Depois de vários EnconTRAZOS, surgiu a necessidade de formar a Coordenadoria Latino Americana de Arquitetura, para poder organizar estes encontros.

Leia o artigo completo a seguir.

Assim surgiu o ELEA. ELEA é Encontro Latino Americano de Estudantes de Arquitetura, e seu principal objetivo é estabelecer um intercâmbio cultural entre os alunos, professores e profissionais de toda a região. É um encontro que acontece uma vez por ano, em Outubro, e que dura aproximadamente uma semana. Neste tempo, são organizadas palestras, oficinas e festas, e tudo o que é necessário para fortalecer o vínculo entre os estudantes de todas as partes do cone sul.

Os ELEA se dividem em dois: ELEA Norte e Sul, encontros paralelos dos quais participam diferentes países da América Latina. Argentina integra a Coordenadoria Latino-americana de Estudantes de Arquitetura (Co.L.E.A.), que organiza o ELEA Sul, junto com Uruguai, Brasil, Paraguai, Chile e Peru.

Caminhada inicial. Imagem Cortesia de Comissão Organizadora XXIleleaMVD2013
Caminhada inicial. Imagem Cortesia de Comissão Organizadora XXIleleaMVD2013

Você pode se perguntar "Como isto acontece há vinte anos, e só descobri agora?" E a resposta é: O ELEA é um evento que reúne todos os estudantes do continente, entretanto, em Buenos Aires não tem muita divulgação. Nós que fazemos Taller 9 descobrimos por acaso em 2010, através de amigos estudantes de outras universidades do país, onde não só o ELEA é um dos principais eventos estudantis do ano, mas que também contam com uma delegação que se encarrega de organizar os grupos para viajar, fazer as inscrições e cuidar de toda a movimentação prévia. Um luxo.

O ELEA Sul é organizado uma vez em cada país do grupo, este ano no Uruguai, no próximo ano no Paraguai, em 2015 acontecerá um novo evento chamado CICAU, e em 2016 haverá novamente um ELEA Argentina! Nosso país já foi anfitrião em outras oportunidades, em 1992 em Córdoba, 1998 em La Plata, 2004 em Tucumán, e 2009 em San Juan.

Oficina cidade Cooperativa. Imagem Cortesia de Comissão Organizadora XXIleleaMVD2013
Oficina cidade Cooperativa. Imagem Cortesia de Comissão Organizadora XXIleleaMVD2013

Um Encontro traz vários benefícios para a cidade que o abriga. Através das oficinas são promovidas soluções a problemas da cidade ou da região em que se realizam, e servem também para integrar e educar a comunidade. Um ELEA gera também uma convocação internacional  para conhecer as virtudes culturais da cidade. Além disso, o evento convoca entre 2 000 e 5 000 pessoas, e fomenta o investimento econômico na comunidade, transformando-a em uma plataforma turística significativa para a região. Por isso, uma das principais tarefas da Comissão Organizadora (Com.Org.) é a de encontrar uma cidade onde estes aspectos sejam aproveitados ao máximo.

A Com.Org se encarrega também das finanças que irão possibilitar o evento, de sua difusão, da infraestrutura necessária para o alojamento dos visitantes, do andamento das atividades, e de propor o tema do encontro.

Oficina Bioconstrução. Imagem Cortesia de Comissão Organizadora XXIleleaMVD2013
Oficina Bioconstrução. Imagem Cortesia de Comissão Organizadora XXIleleaMVD2013

Para este ano, o tema é "Espaços emergentes: Resignificando limites", um tema que nos convida a refletir sobre a origem da cidade, e estabelece uma comparação com seu momento atual. A promessa é de "abordar a cidade não como uma abstração que nos permita entendê-la em uma realidade global, mas a partir de micro relatos urbanos", e este tipo de observação favorece a proximidade com diferentes situações e problemáticas pontuais de cada setor da cidade, estimulando todo participante a se apropriar de Montevidéu como se fosse sua cidade, e a se envolver neste processos de melhoria.

Para realizar esta atividade, há três pilares fundamentais: as "proto cidades", ou seja, as cidades anteriores ao momento de planificação urbana, mais primitivas e em um contato mais íntimo com a natureza e o meio; a Consciência de Ação, as vontades e a capacidade de cada um de participar fazendo a cidade; e a Noção do Outro, que estabelece as pautas da vida em sociedade, fazendo prevalecer os interesses comuns e transformando a cidade em uma plataforma onde a solidariedade seja primordial.

Oficina nutrição e permacultura. Imagem Cortesia de Comissão Organizadora XXIleleaMVD20133
Oficina nutrição e permacultura. Imagem Cortesia de Comissão Organizadora XXIleleaMVD20133

A Cidade ELEA é o espaço fundamental do evento, onde todos os estudantes acampam e se relacionam. Uma espécie de Cidade Olímpica, onde acontecem as festas dos "Dias culturais" de cada país participante. Estas tem como objetivo principal conhecer um pouco mais sobre nossos irmãos latino-americanos, suas crenças, seus costumes, suas tradições, e o mais importante: sua culinária. Este ano, a Cidade ELEA estará localizada em Atlántida, um pequeno balneário que no verão pode chegar a 10 000 habitantes, e que está a apenas 45 km de Montevidéu. Atlántida foi fundada em 1911 pelo engenheiro Juan Pedro Fabini, e nós que estudamos arquitetura a conhecemos principalmente pela Igreja de Cristo Obrero, obra genial que o engenheiro Eladio Dieste construiu em 1952, e que recomendamos visitar.

No âmbito do ELEA são organizadas diversas oficinas que convidam à reflexão sobre a cidade e que promovem ferramentas para melhorá-la, enfatizando o meio ambiente, sustentabilidade e solidariedade. Dentre elas acontecerá uma oficina de bioconstrução, onde irão ensinar a utilizar a terra como método construtivo, e que terá aplicação imediata. Outra oficina convida a pensar como serão as cidades latino-americanas no futuro, seus limites, seu tecido urbano, suas ligações e sua organização. Há diversas oficinas sobre vários temas: arte, ação social, inclusão, desenho, esporte, consciência ambiental, etc. Entretanto, o evento principal é o Manifesto ELEA, uma reunião onde fica evidente a natureza do encontro, é promovida a integração dos participantes e é incentivada a ação em conjunto. Imperdível.

Caminhada inicial. Imagem Cortesia de Comissão Organizadora XXIleleaMVD2013
Caminhada inicial. Imagem Cortesia de Comissão Organizadora XXIleleaMVD2013

Nós que fazemos Taller 9 acreditamos que participar de um ELEA seja uma das coisas que se deve fazer antes de morrer. É uma experiência importantíssima, não apenas academicamente, mas socialmente. Um evento que cumpre seu objetivo com perfeição: quebrar as barreiras e criar um vínculo especial entre todos os participantes.

Caminhada inicial. Imagem Cortesia de Comissão Organizadora XXIleleaMVD2013
Caminhada inicial. Imagem Cortesia de Comissão Organizadora XXIleleaMVD2013
Cita: Cabezas, Constanza. "ELEA: Encontro Latino-americano de estudantes de Arquitetura, um artigo de Taller 9" [ELEA: Encuentro Latinoamericano de Estudiantes de Arquitectura, un artículo de Taller 9] 06 Dez 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Marcon, Naiane) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/158236/elea-encontro-latino-americano-de-estudantes-de-arquitetura-um-artigo-de-taller-9> ISSN 0719-8906