O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Recreação E Treinamento
  4. Holanda
  5. Mecanoo
  6. 2012
  7. Faculdade Fontys Sports / Mecanoo

Faculdade Fontys Sports / Mecanoo

  • 18:00 - 2 Dezembro, 2013
  • Traduzido por Naiane Marcon
Faculdade Fontys Sports / Mecanoo
Faculdade Fontys Sports / Mecanoo, Cortesia de Mecanoo
Cortesia de Mecanoo

Cortesia de Mecanoo Cortesia de Mecanoo Cortesia de Mecanoo Cortesia de Mecanoo + 7

  • Arquitetos

  • Localização

    Eindhoven, Holanda
  • Área

    16,500 m²
  • Ano do projeto

    2012
Cortesia de Mecanoo
Cortesia de Mecanoo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esporte incentiva amizade e solidariedade, além de ser uma inspiração. Esporte é saúde, relaxamento, e acima de tudo diversão. Isto fica evidente na faculdade de esportes que Mecanoo architecten foi encarregado de construir pelo conselho de Eindhoven e Fontys University of Applied Sciences em Genneper Parken em Eindhoven. O complexo esportivo de 16.500 m² foi inaugurado em 25 de outubro de 2012. O evento foi celebrado por várias personalidades renomadas do esporte, incluindo os recentes medalhistas olímpicos Marleen Veldhuis, Ranomi Kromowidjojo e Marianne Vos. O complexo acomoda instalações educacionais para 2.000 estudantes, cinco pavilhões esportivos, uma parede de escalada, um restaurante e um estacionamento subterrâneo para 200 carros.

Cortesia de Mecanoo
Cortesia de Mecanoo

Ao caminhar ou correr pelo Genneper Parken, imediatamente nota-se a nova escola de esportes. Figuras esportivas são incorporadas às paredes escuras: um nadador, jogador de futebol, jogador de hóquei. Por trás de uma fachada de vidro no pavimento térreo é possível ver estudantes e atletas ativamente engajados em esportes sobre um fundo de paredes coloridas com ícones gráficos esportivos. A coroa do edifício é a parede de escalada de quinze metros de altura com uma grande janela atrás, pela qual é possível ver as pessoas praticando escalada. Como a arquiteta Ellen van der Wal de Mecanoo diz: Este edifício respira esporte por cada poro.

Cortesia de Mecanoo
Cortesia de Mecanoo

O edifício é uma ligação crucial no desenvolvimento de Genneper Parken, a área de esportes e recreação, confirmando Eindhoven como uma cidade esportiva. Várias instalações esportivas já foram estabelecidas na parte sul da cidade, incluindo o estádio de natação Pieter van den Hoogenband e o Centre for Top Sport and Education. Com sua aparência escultural e fachadas vivas, a faculdade de esportes é o novo lugar de encontro no campus.

Cortesia de Mecanoo
Cortesia de Mecanoo

Van der Wal explica: Procuramos criar um edifício social. Todo mundo conhece o estereótipo do pavilhão de esportes como uma caixa fechada, associação que quisemos evitar. É por isso que quatro dos cinco pavilhões estão no pavimento superior, enquanto o quinto se localiza no nível da rua, no centro do edifício. Isso significa que pudemos fazer a fachada térrea completamente transparente, criando uma aparência dinâmica e contribuindo para a segurança durante a noite.

Cortesia de Mecanoo
Cortesia de Mecanoo

As exigências rigorosas impostas pelo Comitê Olimpíco Holandês em instalações esportivas foram uma complicação extra para o projeto. Por exemplo, a luz do dia não pode entrar nos pavilhões por causa da reflexão. Apesar disso, o novo edifício tem uma aparência leve e espaçosa. Van der Wal explica: Quando você entra, olha diretamente através do pavilhão para a cantina, que oferece vistas para o campo FC Eindhoven. Foi o que fizemos por todo o edifício, com áreas abertas, vidro e pontos de vista. É possível ver esporte em todo lugar.

Cortesia de Mecanoo
Cortesia de Mecanoo

Como o edifício é destinado para educação e esportes profissionais e amadores, o arquiteto também foi confrontado por um desavio de logística. Às noites e finais de semana, quando clubes esportivos utilizam o edifício, era preciso desligar a função educacional. Isto foi desafiador, mas os diversos espaços foram construídos com sucesso formando um todo harmonioso. A faculdade de esportes se apresenta como uma poderosa entidade com um único tema: esporte é diversão.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Mecanoo
Escritório
Cita: "Faculdade Fontys Sports / Mecanoo" [Fontys Sports College / Mecanoo] 02 Dez 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Marcon, Naiane) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/157380/faculdade-fontys-sports-slash-mecanoo> ISSN 0719-8906