O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Brasil
  5. Architectare
  6. Casa na Colina / Architectare

Casa na Colina / Architectare

  • 11:26 - 2 Dezembro, 2013
Casa na Colina / Architectare
Casa na Colina / Architectare, © Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

© Leonardo Finotti © Leonardo Finotti © Leonardo Finotti © Leonardo Finotti + 19

© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

Descrição enviada pela equipe de projeto. Apesar de estar implantada num lote proporcionalmente grande, a construção teve a sua forma definida pelo pequeno triangulo de área edificada na entrada do lote, resultante da legislação local e do condomínio onde se encontra. Toda a área construída se encontra dentro deste triangulo, com a exceção do deck, que foi projetado como construção permeável. Essas restrições fizeram com que a casa ficasse muito exposta para a rua e isso foi tomado como partido para o projeto.

© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

A fachada voltada para a rua foi projetada para dar a impressão de que é toda fechada, com exceção da biblioteca e algumas pequenas aberturas no primeiro pavimento. A textura gráfica representa a integração da arquitetura com o terreno. A partir do solo, surge uma forma bem definida, com a textura orgânica das pedras encontradas no próprio terreno. Sobre essa pesada base, pousa levemente outro volume de textura racional. Nele estão contidos os quartos, e sua interação com a rua é regulada pelos grandes painéis de correr feitos de alumínio. Essa textura racional só é interrompida pelo grafismo desordenado da estante da biblioteca, que funciona como um muxarabiê.

© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

Por se tratar de um local frio, toda a fachada voltada para o interior do terreno é de grandes painéis de vidro de correr, permitindo que a casa se esquente para a noite e proporcionando maior integração entre o interior e a natureza. Além do calor, esses painéis proporcionam a iluminação natural durante o dia. Para que não fosse necessário o uso de luz elétrica durante o dia, foi projetada uma claraboia sobre a área de circulação. À noite, o projeto de luminotécnica se fez valer das texturas dos materiais para preservar a atmosfera aconchegante.

© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

Todo o primeiro piso foi projetado para garantir total interação entre os diferentes usos e espaços da casa. Para isso, os painéis de vidro podem ser completamente abertos, transformando a sala de estar em uma varanda e o deck, numa extensão do espaço interno, anulando as barreiras entre a piscina e a cozinha externa.

© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

O segundo piso é mais privativo e todas as suítes se voltam para o mezanino, onde está a biblioteca e de onde se pode ver todo o primeiro piso sem ficar muito exposto.

© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

Essa é uma casa de montanha contemporânea.

Planta - 1º Pavimento
Planta - 1º Pavimento

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Architectare
Escritório
Cita: "Casa na Colina / Architectare" 02 Dez 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/157223/casa-na-colina-slash-architectare> ISSN 0719-8906