O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Habitação De Interesse Social
  4. Chile
  5. ELEMENTAL
  6. 2010
  7. Habitação Villa Verde / ELEMENTAL

Habitação Villa Verde / ELEMENTAL

Habitação Villa Verde / ELEMENTAL
Habitação Villa Verde / ELEMENTAL, © Suyin Chia
© Suyin Chia

© Cristian Martinez © Suyin Chia © Suyin Chia © Cristian Martinez + 35

  • Colaboradores

    Philip Zurman
  • Engenharia Estrutural

    Patricio Bertholet
  • Construção

    Icafal
  • Engenharia Civil e Hidráulica

    Fernando Montoya
  • Engenharia Elétrica

    Ramón Prado
  • Mais informações Menos informações
Courtesy of ELEMENTAL
Courtesy of ELEMENTAL

Do arquiteto. Arauco é uma empresa florestal que nos chamou em 2009 para desenvolver um plano para apoiar os seus trabalhadores no processo para estes terem acesso a sua casa própria. Fomos convidados a desenvolver um conjunto de tipologias dentro da política habitacional atual para o Fondo Solidario de Vivienda I (FSV I, unidades de até 600 UF ou 25 mil dólares americanos, sem dívida) e para FSV II (unidades até 1000 UF ou 40.000 dólares EUA com um empréstimo bancário). Estes projetos seriam uma contribuição da empresa para os seus trabalhadores, uma espécie de subvenção, a fim de que as comissões de habitação pudessem usá-los quando da aplicação para o sistema regular de fundos públicos.

Detalhe Implantação Planta Baixa 2º Pavimento Details + 35

A importância deste projeto é que, por um lado,  nos foi permitido pensar em um projeto para o nicho da política de habitação. Se desenvolveu uma tipologia inovadora e competitiva, queríamos ampliar nossa possível contribuição para a habitação social. Poderíamos ter tomado um das nossas mais econômicas tipologias e utilizado o dinheiro extra para terminá-las, preenchendo o vazio que famílias esperavam para ser concluído. Mas nós pensamos mais uma vez, na aplicação do princípio da construção incremental e na priorização dos componentes mais complexos, desta vez com padrões mais elevados, tanto para o inicial como para o cenário final.

Courtesy of ELEMENTAL
Courtesy of ELEMENTAL

© Cristian Martinez Courtesy of ELEMENTAL Courtesy of ELEMENTAL Courtesy of ELEMENTAL + 35

Essas inovações foram possíveis por causa do financiamento direto da Arauco, mas também porque o volume da demanda potencial era grande o suficiente para absorver os custos de tal pesquisa. O plano estima um total de 9.000 unidades em trinta cidades diferentes.

© Cristian Martinez
© Cristian Martinez

Finalmente, um dos pontos mais relevantes foi o de que a maioria dos projetos foram destinados para cidades e povoados de entre 10.000 e 20.000 pessoas. Em locais de tal escala, projetos de habitação, para o bem ou para o mal, tem um grande impacto. E é exatamente esses tipos de cidades onde o pior padrão urbano é encontrado, portanto, qualquer contribuição neste nicho é mais do que bem-vinda.

© Suyin Chia
© Suyin Chia

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Habitação Villa Verde / ELEMENTAL" [Villa Verde Housing / ELEMENTAL] 28 Nov 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Márquez, Leonardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/156685/habitacao-villa-verde-slash-elemental> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.