Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Habitação Villa Verde / ELEMENTAL

Habitação Villa Verde / ELEMENTAL

© Cristian Martinez © Suyin Chia © Suyin Chia © Cristian Martinez + 35

Constitución, Chile
  • Arquitetos: ELEMENTAL
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 5688.0 m2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2010
  • Fotógrafo Fotografias: Suyin Chia, Cristian Martinez
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Arauco
  • Colaboradores

    Philip Zurman
  • Engenharia Estrutural

    Patricio Bertholet
  • Construção

    Icafal
  • Engenharia Civil e Hidráulica

    Fernando Montoya
  • Engenharia Elétrica

    Ramón Prado
Mais informações Menos informações
Courtesy of ELEMENTAL
Courtesy of ELEMENTAL

Do arquiteto. Arauco é uma empresa florestal que nos chamou em 2009 para desenvolver um plano para apoiar os seus trabalhadores no processo para estes terem acesso a sua casa própria. Fomos convidados a desenvolver um conjunto de tipologias dentro da política habitacional atual para o Fondo Solidario de Vivienda I (FSV I, unidades de até 600 UF ou 25 mil dólares americanos, sem dívida) e para FSV II (unidades até 1000 UF ou 40.000 dólares EUA com um empréstimo bancário). Estes projetos seriam uma contribuição da empresa para os seus trabalhadores, uma espécie de subvenção, a fim de que as comissões de habitação pudessem usá-los quando da aplicação para o sistema regular de fundos públicos.

Detalhe Implantação Planta Baixa 2º Pavimento Details + 35

A importância deste projeto é que, por um lado,  nos foi permitido pensar em um projeto para o nicho da política de habitação. Se desenvolveu uma tipologia inovadora e competitiva, queríamos ampliar nossa possível contribuição para a habitação social. Poderíamos ter tomado um das nossas mais econômicas tipologias e utilizado o dinheiro extra para terminá-las, preenchendo o vazio que famílias esperavam para ser concluído. Mas nós pensamos mais uma vez, na aplicação do princípio da construção incremental e na priorização dos componentes mais complexos, desta vez com padrões mais elevados, tanto para o inicial como para o cenário final.

Courtesy of ELEMENTAL
Courtesy of ELEMENTAL

© Cristian Martinez Courtesy of ELEMENTAL Courtesy of ELEMENTAL Courtesy of ELEMENTAL + 35

Essas inovações foram possíveis por causa do financiamento direto da Arauco, mas também porque o volume da demanda potencial era grande o suficiente para absorver os custos de tal pesquisa. O plano estima um total de 9.000 unidades em trinta cidades diferentes.

© Cristian Martinez
© Cristian Martinez

Finalmente, um dos pontos mais relevantes foi o de que a maioria dos projetos foram destinados para cidades e povoados de entre 10.000 e 20.000 pessoas. Em locais de tal escala, projetos de habitação, para o bem ou para o mal, tem um grande impacto. E é exatamente esses tipos de cidades onde o pior padrão urbano é encontrado, portanto, qualquer contribuição neste nicho é mais do que bem-vinda.

© Suyin Chia
© Suyin Chia

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: Constitución, Região de Maule, Chile

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Habitação Villa Verde / ELEMENTAL" [Villa Verde Housing / ELEMENTAL] 28 Nov 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Márquez, Leonardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/156685/habitacao-villa-verde-slash-elemental> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.