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Garagem Barroca / Milan Mijalkovic + PPAG architects

  • 18:00 - 27 Novembro, 2013
  • Traduzido por Naiane Marcon
Garagem Barroca / Milan Mijalkovic + PPAG architects
Garagem Barroca / Milan Mijalkovic  + PPAG architects, © Darko Hristov
© Darko Hristov

© Darko Hristov © Darko Hristov © Darko Hristov © Darko Hristov + 11

  • Arquitetos

  • Localização

    Skopje, Macedônia
  • Projeto da garagem

    Goricanka Architects Skopje
  • Engenharia estrutural da fachada

    Nace Gicevski
  • Construção

    Granit Construction Stock Co.
  • Construção da fachada

    TORAX a.d. Skopje
  • Área

    3550.0 m2
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

© Darko Hristov
© Darko Hristov

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em fevereiro de 2010, a Empresa Pública de Gestão de imóveis residenciais e comerciais da República da Macedônia lançou um concurso de arquitetura aberto para um estacionamento no centro da cidade de Skopje, que deveria prover 315 lugares de estacionamento, bem como espaço para escritórios e comércio. De acordo com a organização do concurso, a garagem deveria ser projetada em um "estilo barroco, clássico, neo-clássico, romântico e neo-romântico".

© Darko Hristov
© Darko Hristov

Esta garagem é um dos vários estacionamentos projetados dentro do quadro do "Skopje 2014”, um projeto gigante de reestruturação apresentado pelo governo conservador populista em 2010. Quase vinte anos depois da dissolução a Iugoslávia, este projeto está reinventando e reafirmando a identidade nacional separável, inegável e glorificada da Macedônia através da arquitetura e do urbanismo. A cultura é celebrada por um grande número de memoriais, símbolos religiosos e novos edifícios públicos em maioria projetados em estilos históricos. Neo-barroco é o favorito, com sua conotação de poder e impacto sobre as massas. O uso extensivo destes estilos deve estabelecer Skopje como a cidade europeia, cristã e burguesa que na realidade nunca foi - e deve negar seu passado oriental, islâmico e socialista.

© Darko Hristov
© Darko Hristov

Tudo isto está acontecendo com uma cidade que há cinquenta anos atrás foi declarada uma "cidade aberta", aberta a uma sociedade em fluxo. Seguindo o terremoto devastador de 1963, um grande esforço internacional de reconstrução sob supervisão da ONU foi visto como oportunidade de racionalizar toda a estrutura da cidade. Um centro totalmente novo deveria ser criado, e o arquiteto japonês Kenzo Tange foi responsável pelo plano diretor. A crescente mobilidade social foi um tópico central do plano de Tange, e assim ele propôs um sistema de circulação de anéis concêntricos e eixos radiais, um centro de transportes chamado "City Gate", bem como instalações de estacionamento individual sob o bloco de habitação de alta densidade "City Wall", originalmente planejado para 30.000 habitantes. De qualquer maneira, a oferta de estacionamentos obviamente não atendeu as necessidades da época e foi logo transformada em espaços de armazenagem privados, usados especialmente por vendedores dos mercados de produtos vegetais nas proximidades.

© Darko Hristov
© Darko Hristov

Em anos recentes, o tráfego em Skopje cresceu e o estacionamento é organizado de forma descontrolada. A cidade está disposta a resolver o problema oferecendo espaços adicionais de vários pavimentos. No concurso de 2010 para a garagem, Milan Mijalkovic, junto com  PPAG Architects de Viena, apresentou um projeto que comenta de forma sutil o contexto atual de "Skopje 2014". O projeto poderia perder a competição, mas foi comprado pela Empresa Pública e dado à cidade de Skopje (supostamente através de uma intervenção pessoal do primeiro ministro, que gostou da fachada do projeto). Foi decidido que a fachada deveria ser feita dentro de outra garagem que estivesse já em estágio de planejamento e projeto por dois professores da faculdade local de arquitetura. Há vários professores da faculdade que estão - direta ou indiretamente - envolvidos nos projetos de "Skopje 2014", um fato que pode explicar suas críticas cautelosas à "antiquização" da cidade.

© Darko Hristov
© Darko Hristov

A fachada proposta interpreta o desejo por uma aparência historicista sem explicitá-la, usando a linguagem tradicional do historicismo. Ela adapta a ideia barroca de criar realidade através de perspectivas ilusórias. Obras de arte barrocas expandem para o espaço real e a realidade se mistura à perspectiva ilusória da arte. O ponto de partida para o projeto da fachada é uma fotografia amadora mostrando uma perspectiva de casas históricas de Viena. Estas fachadas distorcidas são multiplicadas e se assemelham a uma superfície com um ponto de fuga que desaparece. A superfície se dissolve em quatro camadas de painéis compostos adaptados construídos em aço. Transformar a aparência familiar das casas históricas em uma estranha cobertura de uma "garagem barroca" tornou este objeto estranho, “unheimlich”. Apesar da referência não ser muito óbvia, o espectador percebe a estranheza, como um sonho - ou pesadelo. Esta presença perturbadora da "garagem barroca" sutilmente reflete a situação perturbadora de "Skopje 2014".

Detalhe
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Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Milan Mijalkovic
Escritório
PPAG architects
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Cita: "Garagem Barroca / Milan Mijalkovic + PPAG architects" [Baroque Parking Garage / Milan Mijalkovic + PPAG architects] 27 Nov 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Marcon, Naiane) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/156168/garagem-barroca-slash-milan-mijalkovic-plus-ppag-architects> ISSN 0719-8906

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