O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Palestra “Walkscapes: o andar como prática estética” na Praça Victor Civita

Palestra “Walkscapes: o andar como prática estética” na Praça Victor Civita

Palestra “Walkscapes: o andar como prática estética” na Praça Victor Civita
Palestra “Walkscapes: o andar como prática estética”  na Praça Victor Civita, Cortesia de X Bienal de Arquitetura de São Paulo
Cortesia de X Bienal de Arquitetura de São Paulo

Acontece hoje, 14/11, às 14 horas a palestra “Walkscapes: o andar como prática estética” com Francesco Careri na Praça Victor Civita.

Sobre a Palestra

O andar é um ato cognitivo e criativo capaz de transformar simbólica e fisicamente tanto o espaço natural como o antrópico. O livro “Walkscapes: o caminhar como prática estética”, de autoria de Francesco Careri, narra uma história da percepção da paisagem através do ato de caminhar: do nomadismo primitivo às vanguardas artísticas do começo do século XX, da Internacional Letrista à Internacional Situacionista, do minimalismo à land art.

Na palestra, cujo título é o mesmo do livro, o próprio Careri irá revisar algumas das propostas históricas que conceberam o ato de deambular não só como uma ferramenta de configuração da paisagem, mas como uma forma autônoma de arte, um instrumento estético de conhecimento e de modificação física do espaço atravessado, que se transforma em intervenção humana.

Palestrante: Francesco Careri

Mediação: Ana Luiza Nobre

Sobre Modos de Fluir

Rios, lagos, represas e mares têm, historicamente, funções múltiplas e vitais na formação e organização das cidades, ligadas tanto à economia quanto à cultura, ao lazer e à infraestrutura. Geralmente sacrificados no processo de desenvolvimento urbano-industrial, os rios e suas margens são hoje paulatinamente recuperados como elementos cruciais no desenho urbano, que associa infraestrutura e paisagem.

Esta mostra tem caráter de atualização: discute como as águas são tratadas contemporaneamente no projeto de cidades. Em uma época na qual o planejamento urbano se encontra em crise, o desenho dos recursos hídricos vem se tornando estratégico para redefinir espaços públicos e dinamizar a circulação nas cidades, incluindo aí o transporte de cargas.

Praça Victor Civita

Rua Sumidouro, 580, Pinheiros - (Metrô Pinheiros – Linha Amarela)

Cita: Joanna Helm. "Palestra “Walkscapes: o andar como prática estética” na Praça Victor Civita" 14 Nov 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/153381/palestra-walkscapes-o-andar-como-pratica-estetica-na-praca-victor-civita> ISSN 0719-8906