CEIP / MIAS Architects

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  • Arquitetos: MIAS Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2010
  • Fotógrafo
    Fotografias:José Hevia
CEIP / MIAS Architects - Imagem 4 de 13
© José Hevia

Descrição enviada pela equipe de projeto. ANEXO A-Joan Puigbert é o nome da escola que ocupa um edifício em forma de 'T' desde os anos 50 do século XX. Seu prédio principal fica ao longo da rua principal, e no ponto médio há outro edifício que é perpendicular. A posição topográfica do edifício é singular, devido à colina íngreme onde a escola foi construída. O prédio com fachada para a rua estava completamente em uso. No entanto, o bloco perpendicular estava em grande deterioração, especialmente estrutural.

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O programa do Departamento de Educação Generalitat visa aumentar o número de salas de aula comuns e específicas também. Isso significava a construção de espaço extra correspondente as novas atividades, como um ginásio ou uma sala polivalente....

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O projeto propõe a demolição do edifício perpendicular a fim de alcançar uma continuidade completa do espaço exterior, desde a floresta de pinho em um nível mais alto até o parque na área mais baixa. A sala polivalente é integrada a esta topografia em sua seção longitudinal. A coincidência deste espaço adicionado na seção de terreno com o principal acesso vertical (escadas interiores) permite definir e descobrir um novo espaço de ligação visual entre o edifício existente, o novo ginásio e o parque infantil ao ar livre. As escadas são deixadas em balanço, livres das lajes de concreto ao redor, e estão ligadas a um novo espaço vertical, ligado ao mesmo tempo com a sala polivalente e com o parque infantil.

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O programa especial de sala de aula sugere a  reorganização da proposta do Departamento de Educação. Em vez de colocar todo o programa necessário em um novo prédio, o edifício existente é renovado apenas com salas de aula comuns, enquanto que o novo tem as especiais. Neste novo prédio há espaço para aulas de tecnologia, biblioteca, sala de informática e sala de aulas de música, etc. Ela está anexa à parede do vizinho, e não ao edifício existente, de modo a não remover sua personalidade. Ele está ligado ao antigo prédio em um único ponto. O novo volume será a nova entrada do centro, com escadas e elevadores, além de um acesso natural ao parque infantil. Uma pequena árvore que cobre o espaço ao ar livre melhora a idéia do acesso. Ao mover o acesso para este ponto, a rotina de levar e os buscar os filhos na escola é facilitada. Por outro lado, este novo prédio pode operar independentemente do resto do centro. Assim, pode oferecer serviço noturno ou um serviço público mais geral.

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Ambos os edifícios são projetados com um esqueleto metálico evidente. A cobertura é feita com sistemas e materiais industriais. Com efeito, este tipo de estrutura combinada com painéis metálicos pré-fabricados (opaco ou transparente) faz da sua construção um processo muito ágil. De alguma forma, podemos falar sobre cirurgia em dois casos. A primeira operação é cortar o edifício perpendicular existente em sua seção mais frágil (as escadas) e construir o volume de sala polivalente. A segunda operação é a relação física entre o edifício de salas de aula especiais e o prédio existente.

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Sobre este escritório
Cita: "CEIP / MIAS Architects" [CEIP / MIAS Architects] 17 Nov 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-151100/ceip-slash-josep-mias> ISSN 0719-8906

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