O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Benedetta Tagliabue anunciada para o 2013 RIBA Jencks Award

Benedetta Tagliabue anunciada para o 2013 RIBA Jencks Award

Benedetta Tagliabue anunciada para o 2013 RIBA Jencks Award
Benedetta Tagliabue anunciada para o 2013 RIBA Jencks Award, Benedetta Tagliabue. Imagem cortesia de RIBA
Benedetta Tagliabue. Imagem cortesia de RIBA

O Royal Institute of British Architects (RIBA) anunciou a arquiteta italiana Benedetta Tagliabue como a vencedora de 2013 do prêmio anual RIBA Jencks por sua contribuição internacional à teoria e à prática da arquitetura.

Ao publicar a notícia, Charles Jencks afirmou: "Estou feliz em anunciar que o júri do RIBA Jencks Award 2013 foi unânime na escolha do talento e da carreira excepcional de Benedetta Tagliabue, particularmente criando, à frente do EMBT Miralles Tagliabue Studio, uma arquitetura firme, acolhedora, surpreendente, complexa e aberta, assim como a cidade da qual deriva, Barcelona".

Biografia de Benedetta Tagliabue por RIBA:

Benedetta Tagliabue estudou no Istituto di Architettura di Venezia (IUAV) e é diretora de arquitetura no escritório EMBT Miralles Tagliabue, fundado em 1994 em colaboração com Enric Miralles em Barcelona e Shanghai. O escritório de Benedetta trabalha com arquitetura, paisagismo, reconversão de edifícios, design industrial e de interiores. Entre os trabalhos mais notáveis estão o projeto vencedor do RIBA Stirling Prize para o Parlamento Escocês, o Parque Diagonal Mar, o Mercado Santa Caterina em Barcelona, o Campus Universitário de Vigo, e o Pavilhão Espanhol na Shanghai World Expo 2010. Projetos atuais incluem a Escola de Administração da Universidade Fudan em Xangai, torres comerciais em Taiwan e Taichung, espaços públicos da HafenCity em Hamburg e habitações em Madrid.

A arquitetura poética de Benedetta, sempre atenta ao contexto, ganhou prêmios internacionais de paisagismo e design. Ela foi professora visitante em Harvard, Columbia e na ETSAB de Barcelona, lecionando regularmente em fóruns de arquitetura e outras universidades pelo mundo. Em 2004 recebeu o título de doutora honorária da Faculdade de Artes e Ciências Sociais da Universidade Napier de Edimburgo. Benedetta é diretora da Fundação Enric Miralles de fomento à arquitetura experimental em memória de seu falecido marido e parceiro Enric Miralles.

Benedetta Tagliabue por Charles Jencks:

"Pensar globalmente e agir localmente". Muitos arquitetos repetem esta máxima, mas apenas alguns enfrentam o desafio e têm a paciência e a habilidade de convertê-lo em uma nova forma de arte. Benedetta Tagliabue, no escritório que ela e o falecido marido Enric Miralles iniciaram, desenvolveu uma nova sorte de prática da arquitetura e de construção. Investindo tempo, e incorporando a complexidade que apenas ele possibilita atingir, sua equipe leal criou o que se chamou de "arquitetura aglutinadora". Eu não imporia a ninguém este título pretensioso, exceto para despertar um olhar mais atencioso aos esquemas urbanos do EMBT e fazer quem os vê pensar. Eles são feitos de muitas partes simples e unidos por uma "ideia composta de diversas formas". Deste processo de aglutinação surge uma derivação na qual se expressam diretamente os processos construtivos. Ele possui a agradável retórica informal da aproximação ad hoc. Apresenta a cidade como um trabalho contínuo e em progresso. É firme, acolhedora, surpreendente, complexa e aberta, assim como a cidade da qual deriva, Barcelona. Enquanto outros arquitetos rejeitaram, ou sentiram-se acuados pelas lições do mestre Antoni Gaudi, EMBT honrou sua tradição. O que não pode ser dito de nenhum outro escritório. A teoria de EMBT é sempre presente na prática desta "arquitetura temporal composta" e da mentalidade singular que Benedetta Tagliabue conduz hoje.

O Júri do 2013 RIBA Jencks Award

  • Arquiteto e paisagista, teórico da arquitetura e escritor Charles Jencks
  • Lily Jencks (Fundadora de LJA+Land e JencksSquared)
  • Stephen Hodder (Presidente do RIBA  de Hodder and Partners)
  • Farshid Moussavi (Fundador e Diretor de Farshid Moussavi Architecture 
  • Professor de Prática De Arquitetura da Harvard University Graduate School of Design) 
  • Brett Steele (Diretor da Architectural Association School of Architecture)
  • David Gloster (Diretor de Educação do RIBA) como membro sem direito a voto

Já receberam o prêmio Rem Koolhaas (2012),  Eric Owen Moss (2011), Stephen Holl (2010), Charles Correa (2009), Wolf D. Prix (Coop Himmelb(l)au) (2008) , Ben van Berkel and Caroline Bos (UN Studio) (2007), Zaha Hadid (2006), Alejandro Zaera-Polo and Farshid Moussavi (Foreign Office Architects) (2005), Peter Eisenman (2004) e Cecil Balmond (2003).

O prêmio será entregue a Benedetta Tagliabue na Terça-feira 19 de Novembro na sede do RIBA in Londres, onde ela fará uma palestra pública com Charles Jencks.

Sobre este autor
Karissa Rosenfield
Autor
Cita: Rosenfield, Karissa. "Benedetta Tagliabue anunciada para o 2013 RIBA Jencks Award" [Benedetta Tagliabue to Recieve 2013 RIBA Jencks Award] 28 Out 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Arruda, Murilo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/149142/benedetta-tagliabue-anunciada-para-o-2013-riba-jencks-award> ISSN 0719-8906