O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Rede de Espaços Expositivos - "Modos de Habitar" - Museu da Casa Brasileira

Rede de Espaços Expositivos - "Modos de Habitar" - Museu da Casa Brasileira

Rede de Espaços Expositivos - "Modos de Habitar" - Museu da Casa Brasileira
Rede de Espaços Expositivos - "Modos de Habitar" -  Museu da Casa Brasileira, © Lauro Rocha
© Lauro Rocha

Dentro da rede de espaços expositivos - "Modos de Habitar" -  Museu da Casa Brasileira, acontece uma série de exposições e atividades durante toda a X Bienal de Arquitetura . A rede de espaços expositivos é composta pelos seguintes pontos: Centro Cultural São Paulo, Sesc Pompeia, Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), Museu da Casa Brasileira, Centro Universitário Maria Antonia – USP (Ceuma), Praça Victor Civita, Associação Parque Minhocão e Projeto Encontros – Metrô Paraíso.Diariamente publicaremos tudo que está acontecendo em cada espaço da cidade.Confira:

© Lauro Rocha
© Lauro Rocha

Sobre Modos de Habitar:

Instalado no antigo solar da família Silva Prado, o Museu da Casa Brasileira realiza exposições sobre as diversas tipologias ligadas ao “morar” no Brasil.
Reforçando essa vocação da instituição, procuramos situar aqui uma série de experiências ligadas ao programa habitacional, tanto no Brasil quanto no exterior,em um arco temporal dos anos 1970 até hoje.

© Lauro Rocha
© Lauro Rocha

Museu da Casa Brasileira

© Lauro Rocha
© Lauro Rocha

O Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria de Estado da Cultura, se dedica às questões da cultura material da casa brasileira. É o único do país especializado em design e arquitetura, tendo se tornado uma referência nacional e internacional nesses temas. Dentre suas inúmeras iniciativas destaca-se o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, realizado desde 1986, e que comemora este ano sua 27ª edição.

© Lauro Rocha
© Lauro Rocha
© Lauro Rocha
© Lauro Rocha

A X Bienal de Arquitetura de São Paulo ocupa uma rede de espaços culturais para discutir questões urbanísticas sob o tema “Cidade: modos de fazer, modos de usar”. O MCB integra o sistema expositivo, conectado por meio do transporte público, com programação que promove o debate sobre os modos de habitar. Da Casa Bola, do arquiteto Eduardo Longo, à luta da comunidade indígena Emanuel Guarani Kaiowá pelo direito à moradia, o MCB apresenta cinco mostras que buscam refletir sobre a habitação em diferentes contextos relacionados aos desafios territoriais, sociais e políticos da metrópole contemporânea. Estão em exposição, ainda, a Casa Moriyama, de Ryue Nishizawa, o Projeto Estadual “Casa Paulista” e o Programa Federal “Minha Casa, Minha Vida”.

© Lauro Rocha
© Lauro Rocha
© Lauro Rocha
© Lauro Rocha

A abertura da Bienal no MCB aconteceu em 12 de outubro, sábado às 15h, com mesa de apresentação da Bienal com mediação dos curadores desta 10ª edição, Ana Luiza Nobre, Guilherme Wisnik e Ligia Nobre, e os convidados Eduardo Longo, Giovanna Borasi, João Sette Whitaker, Reinaldo Iapequino e Rainer Hehl, discutindo o mote da programação do MCB para o evento, os “Modos de Habitar”. Na ocasião, cerca de 600 pessoas prestigiaram o debate no MCB.

Exposições:

Casa Paulista

Comunidade Emanuel Guarani Kaiowá

  Museu da Casa Brasileira

Minha Casa, Minha Vida

Casa Moriyama

Estratégia Urbana “Arquitetura Portuguesa – Discrição é a Nova Visibilidade”

Casa-Bola, de Eduardo Longo

© Lauro Rocha
© Lauro Rocha
© Lauro Rocha
© Lauro Rocha

Museu da Casa Brasileira

Una Arquitetos: projetos recentes

Onde fica: Av. Faria Lima, 2705, Jardim Paulistano (Estação Pinheiros de Metrô + ciclovia). Ingressos: R$ 4,00; Estudantes: R$ 2,00.  Domingos e feriados: gratuito. Horários de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h. Período X Bienal de Arquitetura: 12 de outubro a 10 de novembro.


Ver a galeria completa

Cita: Joanna Helm. "Rede de Espaços Expositivos - "Modos de Habitar" - Museu da Casa Brasileira" 23 Out 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/148599/rede-de-espacos-expositivos-modos-de-habitar-museu-da-casa-brasileira> ISSN 0719-8906