
-
Arquitetos: Alfonso Reina
- Área: 785 m²
- Ano: 2013
- Fotografias: José Hevia

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro Esportivo e Piscinas Municipais foi projetado em um terreno triangular complexo localizado em uma nova extensão da do bairro.
O projeto faz parte de uma ação conjunta municipal e além de criar o novo centro de esportes, estende a creche existente.

No centro infantil, anexado ao edifício, foi projetada uma ordem volumétrica que anexa o pátio de jogos com a zona de piscinas do centro esportivo.
A proximidade das montanhas de Esporles fez com que fossem adotados materiais e geometrias angulares para dialogar com a paisagem.

A disposição dos edifícios, voltados para o norte, consegue cobrir o espaço das piscinas, no térreo, com o espaço das salas poliesportivas, no primeiro pavimento. O reflexo da água inundado de luz os espaços.
A iluminação foi desenvolvida como um código de barras marcando uma ritmicidade e dinamismo inerente às atividades desenvolvidas no centro.

Toda a fachada do edifício foi tratada com verniz cinza com brilhos metálico, com persianas de chapas deslizantes deployé que filtram a luz.
No térreo existem dois vestiários e uma cafeteria.

O interior do edifício está imerso no ambiente aquático das piscinas inundado pelo verde turquesa das paredes e do teto.
O edifício apresenta uma arquitetura coerente, contextualizada e funcional.

No projeto arquitetônico do prédio, optou-se por soluções sustentáveis e eficientes para minimizar o consumo de energia e reduzir as emissões de CO2 durante a construção.
No projeto arquitetônico do prédio, optou-se por soluções sustentáveis e eficientes para minimizar o consumo de energia e reduzir as emissões de CO2 durante a construção.
